


Na tarde de quinta-feira (11), no CRAS, aconteceu uma reunião da qual participaram aproximadamente 60 jovens acompanhados por pais ou responsáveis, a respeito do Projeto Aprendiz Legal.Trata-se de iniciativa da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).
A reunião contou com a presença de Elemar Lenz, supervisor executivo do CIEE, que falou sobre o despertar do jovem para o mundo do trabalho, tendo como base o processo de educação e o engajamento das famílias para a a sua inserção no mercado de trabalho.
Neste encontro, os jovens foram instruídos sobre os primeiros passos a serem tomados, que vão desde providenciar os documentos (CPF, Identidade e Carteira de Trabalho), bem como o cadastramento no CIEE, para o qual os participantes já saíram da reunião com agendamentos.
A partir de recente parceria da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social com o CIEE, objetiva-se buscar o trabalho conjunto com as empresas locais para o fortalecimento desse programa, com o intuito de ampliar as oportunidades de inserção dos jovens no mercado de trabalho.
A parceria entre o CIEE e a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social estende-se, ainda, ao projeto Possibilidades: Trabalho e Renda, realizado na APAE de Cerro Largo, o qual objetiva o fortalecimento e a capacitação de pessoas com deficiência para ocupar vagas no mercado de trabalho.
Assim, na mesma tarde, realizou-se uma reunião com alunos da APAE selecionados para o projeto, juntamente com a suas famílias, para explanar sobre a parceria e sobre a importância da garantia do direito ao trabalho para pessoas com deficiência.