O governador Eduardo Leite confirmou 40 milhões de reais para as Missões, investimentos que qualificarão a região para 2026, quando serão celebrado os 400 anos das reduções jesuíticas-guaranis no Rio Grande do Sul.
O anúncio ocorreu no Palácio Piratini, na noite de quarta-feira (23/10), em audiência agendada pelo deputado estadual Eduardo Loureiro, com prefeitos da Associação dos Municípios das Missões (AMM).
"É um tema prioritário para nós", destacou Leite.
São investimentos em diversas áreas, listados a partir de um estudo da AMM, com assessoria técnica do pesquisador Álvaro Theisen. Até o final do ano, todos os projetos serão acertados com os Municípios, e os respectivos convênios assinados.
"Vamos qualificar a região nos aspectos turístico, cultural, de infraestrutura rodoviária, social, econômico e educacional", garantiu o vice-governador Gabriel Souza, responsável por coordenar os projetos entre as diversas Secretarias do Estado.
"Agradecemos muito o apoio do governo e o esforço do deputado Loureiro nessa grande conquista", festejou o presidente da AMM, prefeito são-luizense Sidney Brondani.
Entre as ações, estão a requalificação dos atrativos turísticos, a implantação de novos museus e centros de interpretação das reduções, a qualificação do artesanato e das aldeias guaranis, a implantação de projetos educacionais com o tema dos 400 anos e a melhoria de rodovias, trevos e acessos municipais, além de shows e divulgação da região em todo o Brasil, como forma de atrair mais turistas.