Na manhã desta segunda-feira (15/6), Prefeitos dos municípios da região das Missões se reuniram, por meio de videoconferência, com a secretária estadual da Saúde Arita Bergmann, quando trataram sobre os critérios observados pelo estado que classificou a região de Santo Ângelo em bandeira vermelha, na nova rodada de Distanciamento Controlado que começou a valer hoje.
Com a participação do deputado estadual Eduardo Loureiro, a reunião contou com explanações do prefeito santo-angelense Jacques Babosa, que apresentou os dados levantados na região, prefeito Bonotto de São Borja que ressaltou a importância do cuidado com a economia neste momento, sem descuidar da vida das pessoas. Os técnicos da Secretaria Estadual de Saúde apresentaram os números utilizados para adotar o modelo de distanciamento em cada região.
Arita Bergmann informou que ainda hoje será encaminhada resposta ao ofício enviado pela AMM, o qual questiona os critérios adotados e os dados apresentados pelo estado. Também frisou a importância dos registros dos dados em tempo real, que está preocupada com a velocidade do aumento de casos, que o governador tem uma grande preocupação com relação a vida das pessoas e também com o setor econômico do estado e que tem plena segurança e confiança neste modelo de distanciamento social implantado pelo estado.
O deputado Eduardo Loureiro, informou que na tarde de hoje o governador estará ouvindo cinco representantes da região sobre esse assunto, também por meio de videoconferência.
O presidente da AMM, Prefeito Ademir Gonzatto, finalizou a participação dizendo que é importante o debate, para esclarecer os dados e poder dar as respostas que as comunidades estão esperando, agradeceu a atenção da secretária e dos técnicos as SES e enfatizou que a mais de 70 dias a região está cumprindo os decretos do Governo do Estado, trabalhando a prevenção e reforçou que o diálogo é melhor maneira para resolver esse problema.