


O começo da semana será marcado pela virada do tempo e pela chegada da chuva no Rio Grande do Sul. Um centro de baixa pressão vai avançar nesta segunda-feira (8/9) de províncias do Nordeste da Argentina para os três estados da eegião Sul, o que vai favorecer a instabilidade, de acordo com a MetSul.
A instabilidade mais forte vai ocorrer nesta segunda e ganha força já na madrugada e de manhã, quando a chuva avança e se intensifica. Vai chover na primeira metade do dia na maioria das regiões do Rio Grande do Sul, em vários pontos de Santa Catarina e em setores localizados no Paraná.
Entre a tarde e a noite da segunda, com o aprofundamento da baixa pressão e a formação da frente, a chuva atinge todas as regiões do estado. Pode chover com intensidade moderada a forte em diferentes pontos.
Em alguns municípios gaúchos, o volume de chuva pode superar os 50mm. As regiões Oeste, da Campanha e do Sul devem ser as mais afetadas.
Na terça-feira (9/9), o centro de baixa pressão já estará sobre o Oceano Atlântico, a Sudeste do Chuí. A frente associada se desloca muito organizada pelo Sul do Brasil e provoca chuva na primeira metade do dia em parte do Rio Grande do Sul, especialmente no Norte e no Nordeste do estado, podendo ser localmente forte.
Em Cerro Largo, nesta segunda-feira, a temperatura mínima será de 15°C e a máxima de 18°C.