As múltiplas oportunidades oferecidas pelas flores – de geração de renda, integração comunitária e embelezamento de arredores – receberam evidência durante a realização da 7ª Exposição de Orquídeas Cymbidium, em Sete de Setembro.
O encontro, que já é tradicional, reuniu orquidófilos de diferentes municípios, vindos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, responsáveis por expor suas flores nos dias 3 e 4 de agosto, no salão paroquial.
O evento é uma promoção do Grupo de Orquidófilos de Sete de Setembro, Federação Gaúcha e Polo Noroeste de Orquidófilos e Emater/RS-Ascar. Os visitantes puderam conferir orquídeas de diversas cores e tamanhos e se encantar com a exuberância das 331 plantas expostas para julgamento, de nove municípios participantes, sendo que o auge do florescimento da Cymbidium, ocorre normalmente em épocas frias. Das plantas que participaram do julgamento, 45 eram do município anfitrião, sendo que destas, sete estiveram no podium.
Essa espécie pode chegar a até 80 centímetros de altura e chama a atenção pela sua durabilidade, podendo ficar florida por mais de três meses em ambiente favorável.
Também estiveram presentes floricultores que expuseram diversas outras espécies de plantas, insumos e acessórios. Além disso, durante a exposição, foram disponibilizados espaços de construção de conhecimento e troca de experiências.