Na sexta-feira, 4 de julho, um marco histórico foi protagonizado pelas lideranças partidárias de Cerro Largo na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul
Poder Executivo, Presidente do Legislativo e Vereadores de diferentes siglas políticas, Progressistas, PT, PL e MDB, todos com representação na Câmara Municipal, estiveram unidos em Porto Alegre para entregar, em conjunto, um ofício aos Deputados Estaduais de suas respectivas bancadas, solicitando apoio ao projeto de municipalização do acesso que liga a BR 392 (trevo do Fritz e Frida) ao entroncamento com a avenida Coronel Jorge Frantz, no perímetro urbano da cidade.
O projeto será viabilizado através do Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico (PIAA/RS), do Governo do Estado, e tem como principal articulador o empresário Eleonor Oscar Becker, que, mesmo ausente da reunião devido a compromissos profissionais previamente agendados, foi amplamente reconhecido como o grande incentivador dessa transformação para Cerro Largo.
A proposta de melhoria do trecho é considerada estratégica para a mobilidade urbana, desenvolvimento econômico e valorização da infraestrutura local. Mais do que um ato administrativo, a união das lideranças em torno de uma causa comum evidenciou maturidade política, espírito público e compromisso com o bem-estar da comunidade cerro-larguense.
Para o prefeito Pedro Butzen, o momento simboliza uma conquista coletiva e um exemplo de cooperação institucional, "isto é motivo de orgulho para a nossa gestão ver todos os representantes do povo cerro-larguense, independentemente de partido, caminhando lado a lado em busca de algo tão importante para o futuro da cidade".
A iniciativa também reforça o potencial transformador das parcerias entre poder público e iniciativa privada. Com a liderança de Eleonor Becker, presidente do Conselho de Desenvolvimento Municipal a proposta ganha força e viabilidade, beneficiando diretamente moradores, empresários e todos que utilizam o trecho como via de acesso à cidade.
Cerro Largo avança quando seus líderes caminham juntos.
Projeto vai modernizar acesso à cidade