


A região das Missões contará com uma nova estrutura de atendimento da Polícia Civil.
Em Decreto publicado na última sexta-feira (14), pelo governador José Ivo Sartori, fica criada a Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), com sede em Santo Ângelo.
Na tarde de ontem (17), o prefeito santo-angelense Jacques Barbosa, o deputado estadual Eduardo Loureiro e outras lideranças da capital missioneira, receberam o diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), delegado Fernando Sodré, e o delegado regional de Polícia, Afonso Stangherlin, para tratar da instalação da DRACO.
Na reunião ficou definida que a nova Delegacia será instalada em anexo ao Centro Social Urbano, onde hoje funciona a Unidade de Saúde da Família (USF).
A próxima ação acordada diz respeito às adequações no prédio, conforme especificações técnicas da Polícia Civil, e que será analisada em conjunto pelos engenheiros do Município e da Secretaria de Segurança Pública.
Num próximo encontro, o Governo Municipal e a Polícia Civil irão definir uma agenda de datas para as obras e o efetivo funcionamento da Delegacia.
Fernando Sodré, explicou que com a nova estrutura de Polícia Civil o efetivo ganhará reforço de policiais, mais veículos e equipamentos para atender a região missioneira.
ATRIBUIÇÕES
O Decreto do Governo do Estado transformou várias delegacias no Estado em unidades DRACO, com suporte regional para serviços de investigações, inteligência, análise de interceptações de sinais e núcleo de investigação, cartório e repressão ao crime de lavagem de dinheiro, além do atendimento em regime de plantão.
As atribuições das Delegacias de Trânsito, extintas pelo Decreto, que não estejam compreendidas nas atribuições da DRACO, ficarão a cargo dos órgãos policiais locais, até a instalação de novas unidades.
A medida foi saudada pelas lideranças políticas, pois fortalece o trabalho e a estrutura da Polícia Civil nas Missões, trazendo maior segurança e intensificando o combate à criminalidade.