


O Parque de Exposições Siegfried Ritter será permanentemente monitorado por câmeras de segurança a partir desta Fenamilho. A medida é fruto de uma parceria entre a Comissão Central da 21ª Fenamilho Internacional, Prefeitura de Santo Ângelo, Feaagri Missões, a iniciativa privada do setor de segurança e a Brigada Militar, e representa um avanço significativo na proteção do patrimônio público, contemplando o cidadão, visitantes dos eventos e expositores.
O presidente da feira, Luis Alberto Voese, anunciou na quarta-feira (16/04), a instalação de 48 câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos do parque. A novidade não servirá apenas para os nove dias da Fenamilho - que ocorre de 19 a 27 de abril -, mas será mantida em operação de forma permanente, garantindo segurança também fora do período do evento.
"É uma ferramenta tecnológica importante, oferecendo mais segurança aos expositores e ao público durante a feira, e também ao patrimônio público nos períodos em que o parque não estiver em uso", afirmou Voese.
Durante a Fenamilho, a central de videomonitoramento será montada dentro do próprio parque, em um espaço exclusivo das forças de segurança, como a Brigada Militar, que terá acesso em tempo real às imagens captadas.
As câmeras contam com tecnologia de ponta: alta resolução, reconhecimento facial e capacidade de longo alcance. Algumas são do tipo "speed dome", discretas e móveis, ideais para ambientes internos e externos. A implementação desse cercamento eletrônico coloca o parque em um novo patamar de vigilância e prevenção, controlando a circulação na área externa e nos pavilhões.
ESTACIONAMENTO INTERNO SEGURADO
Além do reforço à segurança geral, o estacionamento interno do parque também está contemplado com um sistema robusto. Os motoristas que utilizarem o estacionamento pago contarão com a tecnologia de monitoramento por drones, seguro veicular e um rigoroso controle de entrada e saída. A medida visa garantir tranquilidade total aos visitantes que optarem por se deslocar de carro ao parque.
A aposta em segurança digital permanente marca uma nova fase para o Parque de Exposições Siegfried Ritter. A iniciativa não apenas inibe ações criminosas e vandalismo, mas também sinaliza uma mudança de mentalidade: a de que espaços públicos precisam ser protegidos o ano inteiro, não só em datas festivas.
"A Fenamilho, a Prefeitura, Feaagri Missões, instituições e entidades se antecipam às demandas da sociedade por ambientes mais seguros e mostram que tecnologia e responsabilidade caminham lado a lado", concluiu Voese.