Cerro Largo, 22 de abril de 2025. Bom dia!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 16/06/2022 12:46:11 • Educação

Ação social do Direito promove cidadania no Lar do Idoso

Acadêmicos do Projeto Integrador organizaram um momento de convívio com os idosos
Crédito: Silvia Dewes / Assessoria de Imprensa

Uma festa colorida com direito a bandeirinhas, bolo, música e muito carinho, animou o Lar do Idoso Conviver no sábado, 11. A ação foi iniciativa dos acadêmicos do 1º semestre do Curso de Direito da URI-Cerro Largo, na disciplina Projeto Integrador I.

A turma, orientada pela professora Ellara Valentini, planejou a ação em detalhes ao longo do semestre, desde a confecção de ítens de decoração para o espaço de convívio do Lar, até momentos com música ao vivo com canto, violão e gaita, protagonizados pelos próprios acadêmicos.

Chegada a tarde de integração, houve muita conversa, trocas de experiências e dança. Os estudantes valorizaram a ação, entendendo melhor sua importância social, e sentiram-se mais próximos de realidades que antes não conheciam tão bem.

A Iasmyn considerou a ação humanizadora. "Foi bom ver a realidade de perto, nos ajuda a valorizar mais as pessoas que estão do nosso lado", explica a acadêmica.

O estudante Renan Bratz também se sensibilizou. "Foi uma experiência incrível visitar um lugar com tanto amor e histórias de vida, ver o sorriso nos rostos dos idosos e o serviço admirável dos profissionais que lá estão. Acredito que o Projeto Integrador nos ajuda a ver além do nosso cotidiano e nos proporciona, desde o início do curso, uma conexão com a sociedade", avalia.

Para a estudante Maria Luiza Neis Lock, cada instante passado com os idosos foi de inesquecível emoção. "Eles ficaram encantados, era lindo de ver olhar deles e ouvir o pedido para que voltássemos sempre", conta. Ela tem certeza de que todos voltaram para casa renovados, sentindo-se amados, acolhidos e esperançosos.

"Um aprendizado enorme, principalmente a empatia, nos colocar no lugar deles, conversar, abraçar e rir junto, é sempre algo que levamos para a vida toda", comenta.

Ela entende que a proposta do Projeto Integrador, implantado pela universidade dentro da nova Graduação Ativa, se encaixa perfeitamente no bem estar pessoal e profissional. "Ninguém é bom profissional antes de ser uma pessoa boa, e ações nesse sentido fazem nos tornar pessoas melhores". 

Além da professora Ellara, participaram da ação os acadêmicos Jader Zorzo, Kauã Gottardo, Renan Bratz, Diego Stangherlin, Mateus da Silva, Paulo Peixoto, Louise Botelho, Maria Luiza Neis lock, Kelly Batista, Raissa Schneider, Larissa Kessler, Iasmyn Lara Bobrzyk (1º semestre) e Mari Jeske (3° semestre).

Fonte: Silvia Dewes / Assessoria de Imprensa
uri
uri cerro largo
direito
projeto integrador
lar do idoso conviver
asilo
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp