Para inovar no seu churrasco, basta dar um upgrade no cardápio e deixar de lado a ideia de "carne bovina de primeira e de segunda".
Há alguns anos, as prateleiras do supermercado têm mostrado uma variedade maior de cortes diferentes de carnes, como alguns da parte dianteira que antes eram desprezados. A gourmetização e a introdução de raças de gado estrangeiro no rebanho, como Angus, Hereford e Wagyu, estão entre as responsáveis por esse novo modo de consumir carne.
"O produto final hoje depende do investimento em genética, da alimentação, de técnicas de manejo, entre outros fatores. Entre os cortes populares e campeões de venda no momento, estão shoulder, raquete e o chuck eye roll. Essas peças são produzidas a partir de partes populares do boi, como a paleta e o acém, mais usadas no dia a dia como carne de panela, para bife ou moída. Orientamos os nossos clientes quanto ao preparo e garantimos a satisfação. É muito gratificante receber um feedback de que aquele corte que indicamos foi um sucesso no churrasco", destaca Tiago Couto.
Ancho (Argentina, Uruguai, países da América do Sul), ou ribeye (inglês), noix e entrecôte (França)
São algumas nomenclaturas do filé de costela que é a parte dianteira do contra-filé no Brasil. É um corte sem capa de gordura, mas com marmoreio espetacular. Assado, é muito macio e suculento
Bife de chorizo (Argentina), top sirloin (Estados Unidos) e contra-filé no Brasil
Corte do traseiro (lombo) com capa de gordura. É bem conhecido dos brasileiros e tradicional, mas hoje tem a variação que é feita em tiras
Prime rib (mesma nomenclatura usada por americanos e brasileiros)
Este corte é o nosso famoso ancho ou filé de costela com um diferencial: ele vem com osso (aproximadamente de 10cm). Desta parte, também derivamos o Tomahawk com o osso mais longo (27cm a 30 cm)
T-bone
Também é retirado do lombo. No centro, há um osso em formato de T: de um lado, é o contra-filé e, do outro, o filé mignon
Chuck eye roll ou miolo do acém
Corte do dianteiro, carne bem marmorizada (gordura entremeada), com ótimo custo/benefício
Miolo da paleta conhecido como shoulder no Brasil e Estados Unidos
Corte do dianteiro, porém com características semelhantes ao filé mignon com grande potencial de marmoreio.
Costela do dianteiro
São tiras de costela serradas com osso, muito suculentas e saborosas, ótimas para fazer na grelha, ficam muito macias
Bananinha
É uma parte especial do contra-filé, um subcorte também conhecido como entre costela, pois é a carne que segura o contra-filé na costela, recebe esse nome pelo seu formato de tiras mais alongadas e arredondadas. Com bastante gordura entremeada, é uma ótima escolha para churrasco, principalmente pelo seu preparo, que é bem fácil.
Conheça os 21 tradicionais cortes de carne