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Publicado em 22/12/2021 09:21:05 • Educação

Aprovada criação do curso de Matemática na UFFS-Cerro Largo

Curso ofertará 25 vagas anuais, com possibilidade de ingresso em 2022

O Campus Cerro Largo se despede do ano de 2021 com uma boa notícia: na 11ª Sessão Ordinária de 2021 do Conselho Universitário (CONSUNI), foi deliberado sobre a criação do novo curso de graduação em Matemática - Licenciatura.

A criação do curso em Cerro Largo é uma demanda antiga do Campus e foi prevista no ano de 2014, quando os Conselhos dos Campi da UFFS conduziram estudos para expansão dos cursos de graduação. Após longo tempo de interrupção das discussões sobre a expansão interna, em novembro de 2019 foi criado grupo de trabalho (GT) para estudo de viabilidade de oferta do curso, cujo relatório final, aprovado em agosto de 2020 por meio da Resolução Nº 5/CONSCCL/UFFS/2020, apontou, entre outros, que:

(i) Nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) de São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo, Ijuí e Santa Rosa, o percentual de professores da educação básica habilitados em Matemática situa-se apenas entre 48 e 57,8%. Este cenário demanda uma atenção especial do poder público, considerando que o Estado do RS não atingiu as metas estabelecidas para o ano de 2018 de desempenho em Matemática no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que aponta a qualidade da educação.

(ii) A média de faixa etária dos professores habilitados em Matemática nas CREs analisadas situa-se entre 41 e 46 anos, sendo que aproximadamente 25% dos professores têm 49 anos de idade ou mais, sugerindo uma demanda futura por professores de Matemática.

(iii) Na mesorregião noroeste do RS encontram-se apenas 3 cursos de Licenciatura em Matemática presenciais (ambos noturnos), sendo dois em instituições comunitárias/privadas (Unijuí, no município de Ijuí, e UPF, no município de Passo Fundo) e apenas um em instituição pública (IFFar, no município de Santa Rosa).
Com isso, a criação do curso de Licenciatura em Matemática (noturno) deverá contribuir para suprir essa lacuna de formação, além de fomentar novas ações de ensino, pesquisa e extensão, e fortalecer as já existentes.
A partir do estudo de viabilidade do curso, a proposta foi apreciada e recomenda pelo Conselho Estratégico Social (CES) da UFFS, órgão consultivo composto predominantemente por representantes da sociedade civil organizada, o qual deve ser consultado em matérias relacionadas à criação de novos de cursos.
 
Proposta inovadora na UFFS

A partir da recomendação do CES, o Conselho do Campus Cerro Largo designou um GT para a elaboração de um Projeto Pedagógico para o Curso (PPC) de Matemática, propondo uma integração com o Curso de Física, sendo ofertados de maneira integrada as disciplinas do Domínio Comum e de um extenso Domínio Conexo entre os cursos.

Dessa forma, o Campus aproveita grande parte dos componentes curriculares já ofertados para o Curso de Física, sem a necessidade de novos professores para essas áreas. A avaliação realizada a partir do corpo docente já existente no Campus, aponta para a possibilidade de oferta imediata do curso, havendo apenas a necessidade futura de reforço para a área de Ensino de Matemática.

Outro ponto positivo da oferta do curso nesse formato diz respeito à atratividade para os estudantes da área. Considerando que uma parte expressiva da matriz curricular é a mesma do Curso de Física, haverá a possibilidade de os egressos do Curso de Matemática reingressarem no Curso de Física, e vice-versa, para a obtenção de uma segunda diplomação. Assim, a proposta é considerada também como um fortalecimento do curso de Física, a fim de cumprir o papel da UFFS na formação de professores de excelência.

O curso de Matemática deverá ser ofertado no turno noturno, com 25 vagas anuais, com previsão de início no primeiro semestre de 2022.

Fonte: Assessoria de Comunicação UFFS
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