Semana passada, no dia 29, estiveram reunidos no auditório do Hotel Imigrantes, em Santa Rosa, Prefeitos de três Associações de Municípios da região Noroeste: AMGSR, representada pelo presidente, prefeito de Tuparendi, Leonel Petry; AMM, representada pelo presidente, prefeito de Santo Antônio das Missões, Puranci Barcelos dos Santos; e AMUCELEIRO, representada pelo vice-presidente da Rota do Yucumã, prefeito de Tiradentes do Sul, Alceu Diel; além de Prefeitos das três regiões, alguns representantes da sociedade civil e técnicos da área elétrica, tendo como objetivo debater a situação do projeto das Barragens Garabi/Panambi.
O encontro foi coordenado pelo presidente da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa, Leonel Petry, e contou com expressiva participação de mandatários municipais, demonstrando a importância do assunto, pois há muito não tínhamos nenhum retorno do andamento ou não, do projeto.
Há alguns dias o assunto também foi pauta de audiência em Brasília no Ministério de Minas e Energia, coordenado pelo senador Luiz Carlos Heinze, tendo em vista agenda do presidente Jair Bolsonaro na Argentina nos próximos dias.
A reunião realizada, ao que tudo indica, marcará um novo ciclo, pois existe um apelo regional para que o projeto seja executado. Pelos depoimentos foi possível constatar que a estagnação econômica dos Municípios das regiões da AMUCELEIRO, AMM e Grande Santa Rosa é grande, e não se vê perspectivas, a não ser que se faça algo diferente.
A explanação técnica deixou claro, que os grandes ícones do rio Uruguai não serão afetados, que é o caso do Salto do Yucumã, em Derrubadas, e Salto do Roncador, em Porto Vera Cruz.
As compensações, indenizações e o ganho em investimentos serão infinitamente maiores do que as perdas. A região Noroeste poderá até sonhar com uma bela costaneira, estradas asfaltadas, balneários novos, criadouros de peixes, irrigação das lavouras, ponte internacional, desenvolvimento do turismo, hotéis, pousadas, navegação, esportes náuticos e pesca.
Novas reuniões e audiência serão realizadas para tratar do assunto, pois é preciso encontrar novas perspectivas para a grande região Noroeste do Rio Grande do Sul, porém sempre pensando no bem estar de toda comunidade regional.