Cerro Largo, 26 de julho de 2025. Boa Madrugada!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 24/07/2025 19:28:42 • Região

Cermissões registra furto de antenas

Antenas furtadas são componentes fundamentais no sistema de automação
Fotos: Assessoria de Comunicação Cermissões

A Cermissões, reconhecida nacionalmente como a Melhor Distribuidora de Energia Elétrica do Brasil – conforme avaliação dos próprios associados – investe constantemente em tecnologias que permitem reduzir falhas no fornecimento de energia elétrica, garantindo qualidade e agilidade no atendimento aos seus clientes.

No entanto, nesta semana, a cooperativa voltou a registrar um furto de antena de telecomunicação, desta vez nas proximidades da entrada do Rincão de São Pedro, interior de São Luiz Gonzaga. O crime foi constatado por equipes da Cermissões na manhã do dia 23 de julho de 2025, por volta das 7h30, conforme boletim de ocorrência registrado na 27ª Delegacia de Polícia Regional de São Luiz Gonzaga.

O equipamento furtado foi identificado como uma antena LiteBeam M23, da marca Ubiquiti, que fazia parte do sistema de monitoramento da Cooperativa. A perda da antena comprometeu a comunicação com os equipamentos na localidade, que havia sido registrada pela última vez no sistema no dia 19/07, também às 7h30 da manhã.

Essa ocorrência soma-se a outros furtos semelhantes registrados recentemente pela Cermissões. Entre eles, destaca-se o furto de equipamentos próximo à Esquina Ivaí, também em São Luiz Gonzaga, e outro caso nas imediações da Estação Piratini, no município de Bossoroca.

As antenas furtadas são componentes fundamentais para o funcionamento do sistema de automação da Cermissões. Elas garantem a comunicação entre equipamentos estratégicos, como bancos reguladores, subestações e chaves religadoras, distribuídos por toda a área de atuação da Cooperativa. Esse sistema permite que os operadores do COD – Centro de Operação e Distribuição, localizado na sede em Caibaté – monitorem em tempo real qualquer falha na rede, atuando de forma remota e imediata.

Com o furto das antenas, a comunicação com os equipamentos é interrompida, impossibilitando ações à distância, como o religamento ou desligamento da rede. Isso exige o deslocamento de equipes até os locais afetados, o que representa aumento no tempo de resposta e maior transtorno para os associados, como explica o Engenheiro Eletricista Eluir Hoffmann.

Além do prejuízo material causado à Cermissões, o ato criminoso representa grave risco de vida aos autores, uma vez que os equipamentos estão instalados em postes energizados.

A cooperativa solicita o apoio da comunidade: caso alguém presencie movimentações suspeitas em postes ou equipamentos de energia por pessoas sem identificação ou uniforme da Cermissões, deve denunciar imediatamente pelos canais oficiais:

0800.541.1122 | WhatsApp: (55) 3355.3000 | Brigada Militar: 190

A Cermissões já registrou boletim de ocorrência e as autoridades competentes estão tomando as medidas necessárias para identificar os autores e possíveis receptadores. Ressalta-se que os equipamentos possuem numeração patrimonial exclusiva, sendo facilmente reconhecidos como bens da cooperativa.

A Cermissões reforça seu compromisso com a segurança, a transparência e a qualidade no fornecimento de energia elétrica aos seus associados – e conta com a colaboração de todos para prevenir novos casos como este.

Cermissões, a Luz das Missões!

Fonte: Assessoria de Comunicação Cermissões
cermissões
furto
antena
telecomunicação
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp