A história de três décadas de organização de mulheres e o trabalho comunitário realizado pela Associação dos Clube de Mães e Grupos de Mulheres de Guarani das Missões recebeu reconhecimento por meio da destinação de recursos públicos para a capacitação e desenvolvimento de projetos. O valor de R$ 117.636, 49 foi liberado pela Administração Municipal no dia 30/10, resultado de Emendas Parlamentares Impositivas.
Os grupos organizados começaram a ser formados a partir dos anos 90, sob coordenação da Emater/RS-Ascar, com o intuito de promover o acesso à informação e políticas públicas às mulheres rurais e suas famílias. Com o tempo, a organização social e comunitária se fortaleceu com a existência destes e em 2001 foi fundado o Conselho Municipal dos Clubes de Mães, que em 2009 passou a denominar-se Associação dos Clubes de Mães e Grupos de Mulheres, com estatuto próprio e registro no Ministério da Fazenda.
Os recursos alocados para a Associação devem beneficiar 258 famílias do município, relacionadas a 18 clubes de mães e grupos de mulheres, que estão localizados nas comunidades do interior e nos bairros da cidade, responsáveis pela execução do projeto Associação dos Clube de Mães e Grupos de Mulheres de Guarani das Missões/RS em Movimento. "A finalidade será promover a capacitação profissional, empoderamento e fortalecimento de mulheres na sociedade, assim como para que encontrem alternativas para o desenvolvimento de habilidades emocionais, sejam inclusas socialmente e construam redes de apoio no desenvolvimento de projetos que beneficiem suas comunidades", explica a presidente da Associação, Ana Maria Milanesi Prestes.
Os recursos também devem contribuir com melhorias de espaços e equipamentos, com a infraestrutura utilizada para as reuniões e capacitações dos clubes de mães, que em sua maioria têm como sede escolas desativadas. “É importante reconhecer a organização dos grupos que fortalecem as mulheres na busca de suas demandas e o acolhimento de todos os vereadores e do poder executivo em atendê-las”, destaca a extensionista da Emater, Catiane Teikowski Roslaniec.
Participam do projeto de melhorias de espaços e equipamentos, bem como auxílio nos eventos principais os Clubes de Mães Santa Ana, da Comunidade Santa Ana; União Serena, da Comunidade Seca/Viola; Rosa Branca, da Linha Bom Asilo; Aliança, da Linha Dr. Pinto; Renascer, do Bairro Santa Tereza; Integração, de Linha Porto Alegre; Sete de Março, do Distrito da Harmonia Centro; Estrela Guia, de Linha Botocudos; Profª Maria Soltis, do Bairro Santa Fé; São Marcos, da comunidade de mesmo nome; Primavera, da Linha Pinheiro Machado; Monte Claro, do Bairro Pampa; Ir. Bonifácia, do Bairro Esperança; Oito de Maio, da Linha Jacu Sul; Esperança, da Linha do Mel; Vida Viva, da Linha Cedro; Auxiliadora, da Linha Bom Jardim Centro; e União, da Linha Timbó.