


O sol aparece no Rio Grande do Sul neste sábado (05/04), mas haverá nuvens em diferentes locais do estado, especialmente da Metade Leste. Circulação de umidade pela massa de ar frio no oceano forma nuvens cumulus que podem causar chuva isolada em pontos do Leste gaúcho, sobretudo na costa e talvez até na região de Porto Alegre.
Dia começa frio na grande maioria das cidades gaúchas e pode gear em algumas cidades, especialmente da Serra do Sudeste e dos Aparados. A tarde será de temperatura agradável. No litoral, mar apresentará ressaca.
Uma massa de ar frio começou a ingressar no Sul do Brasil e derrubou a temperatura no Rio Grande do Sul com marcas de um dígito na sexta-feira em diversas regiões gaúchas. Estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia registraram entre o final da madrugada e o começo da manhã marcas de 6,8ºC em Livramento; 7,0ºC em Canguçu e 7,4ºC em Quaraí.
O ingresso da massa de ar frio, como era indicado na previsão da MetSul Meteorologia, se deu com rajadas de vento em várias cidades no final da quinta-feira e no começo desta sexta-feira. Estações do Instituto Nacional de Meteorologia indicaram rajadas de 61 km/h na Barra do Chuí e 57 km/h.
Em Porto Alegre, estação às margens do Guaíba apontou vento de 62 km/h na madrugada na zona Sul da cidade. O frio durante a noite prossegue neste fim de semana e as menores mínimas são esperadas no sábado. Pode gear no amanhecer em cidades da fronteira com o Uruguai, na Campanha, na Serra do Sudeste e em pontos de maior altitude da Metade Norte, especialmente na área dos Campos de Cima da Serra.
As temperaturas durante a tarde seguem agradáveis, mas com tendência de gradual elevação. Não há previsão de aquecimento maior e da volta do calor, uma vez que volta a chover no começo da semana e a temperatura vai se manter amena na semana que vem.
Em Cerro Largo, a temperatura deve ficar entre 11ºC e 24ºC, sem previsão de chuva.