


A Corsan iniciou a instalação de equipamentos de medição da pressão nas redes de água em 19 municípios da região
Os aparelhos irão detectar instantaneamente comportamentos atípicos na pressão da rede de distribuição, o que pode indicar vazamentos ou falha em dispositivos redutores de pressão. Assim, é possível acionar as equipes operacionais mesmo antes do usuário perceber ou comunicar o problema. Em Cerro Largo, serão instaladas três unidades.
Os loggers são pequenos dispositivos eletrônicos instalados diretamente no quadro de medição em locais estratégicos da cidade. Esses aparelhos detectam a pressão instantânea da rede de distribuição e transmitem os dados em tempo real para uma central, por meio de sistema de telemetria.
Esse histórico nos dados de pressão também poderá auxiliar nos estudos de modelagem hidráulica e melhorias na operação do sistema de abastecimento de água. A instalação dos equipamentos está sendo executada pela empresa Galax.ia, que além dos loggers de pressão, também está instalando as antenas para recepção dos sinais de telemetria e retransmissão para a central.
O investimento total é de cerca de R$ 200 mil. A previsão é de que o sistema comece a operar simultaneamente em maio.
Além de Cerro Largo, estão sendo instalados também em Santo Ângelo, Ijuí, Santa Rosa, Cruz Alta, Panambi, São Luiz Gonzaga, Campo Novo, Giruá, Horizontina, Ibirubá, Não-Me-Toque, Salto do Jacuí, Santa Bárbara, Santo Augusto, Tapera, Tenente Portela, Três Passos e Três de Maio.