A região Noroeste, que é uma das principais em número de agroindústrias no Estado, sediou nesta quarta-feira (04/09), o Seminário Regional de Agroindústria Familiar. Participaram do evento, realizado durante a Feira da Agroindústria e Agricultura Familiar das Missões (Feaagri Missões), em Santo Ângelo, representantes de empreendimentos de aproximadamente 40 municípios. O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar e pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com Famurs, Sicoob, Fetag/RS e Feaagri Missões.
O objetivo do Seminário, que está sendo realizado em 11 regiões do Estado, é divulgar a política pública da agroindústria familiar e promover o debate acerca das melhorias e inovações que o programa pode oferecer às famílias e agroindústrias participantes. Mais de 200 pessoas, entre lideranças, agricultores e técnicos participaram da programação, transmitida pelo canal da Emater/RS no Youtube e pela TV Feaagri.
Entre as lideranças presentes estiveram o prefeito Jacques Barbosa, o presidente da Feaagri Missões, Diomar Formenton, a gerente regional adjunta da Emater, Ivânia Polaczinski, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Ângelo, Daniel Casarin, e o assistente técnico regional da Emater Jorge João Lunardi.
O contexto e as perspectivas do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf RS) foram abordados pelo médico veterinário da SDR, Eduardo da Rosa. Em sua fala, revelou o potencial do Estado na área, sendo que existem 3.944 agroindústrias cadastradas no Programa em 469 municípios gaúchos, o que aponta que 94% dos municípios gaúchos possuem esse tipo de empreendimento da agricultura familiar.
Também lembrou que através do Peaf RS, o Estado busca apoiar e fomentar o processamento de alimentos e bebidas da produção agrícola familiar, por meio da assessoria na implantação e legalização de agroindústrias, bem como a oferta de qualificação profissional dos beneficiários e da assistência técnica e extensão rural.
A qualidade como um diferencial e critério de manutenção das agroindústrias no mercado recebeu ênfase na abordagem do assistente técnico estadual da Emater/, na área de agroindústria, Márcio Dalbem. "Esta qualidade é fruto de muito esforço, atenção às etapas do processamento e aos detalhes, oportunizando que receitas que passam por gerações sigam sendo oferecidas como um diferencial dos produtos da agricultura familiar e estes se mantenham no mercado", destacou Dalbem, que coordenou a ação em parceria com a representante do setor de agroindústria do Escritório Central da Emater, Luana Machado.
Oportunidades de acesso ao crédito foram abordadas pelo coordenador de estratégia de Agronegócio do Sicoob no Rio Grande do Sul, Felipe Amorim, e pela superintendente do Sicoob Credi Planalto, Tatiane Estela Ceribola.
Os participantes tiveram a oportunidade de se inspirar na apresentação do case da família Cerri, que mantém a Agroindústria Doce Engenho, de Porto Xavier, oportunidade de geração de renda e de qualidade de vida.
A experiência do município de Santa Rosa, 4º maior em número de agroindústrias legalizadas no Estado, foi compartilhada pelo extensionista do Escritório Municipal da Emater de Santa Rosa, Guilherme Dahmer, acompanhado dos médicos veterinários do Sistema de Inspeção Municipal, Lucas Rodrigo Thomas, e da Vigilância Municipal de Saúde, Ricardo Ledur.
O momento da tarde foi reservado para o desenvolvimento de uma atividade de grupos, que teve por objetivo coletar os desafios encontrados no desenvolvimento das atividades que envolvem a agroindústria e sugestões de melhorias que podem ser adotadas no Peaf-RS para auxiliar a agroindústria desde a sua concepção até a comercialização dos produtos.
Também foi apresentada a experiência do Programa Municipal de Agroindústria implantado em Santo Ângelo.
A região administrativa de Santa Rosa possui mais de 650 agroindústrias ativas. Aproximadamente 450 estão cadastradas no Peaf-RS, assim como há 200 inclusas no Programa, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e executado pela Emater.
Durante o Seminário, certificados de inclusão foram entregues a agroindústrias da região, legalizadas tributária, sanitária e ambientalmente: Agroindústria Grazi e Apis Missões, de Santo Ângelo, Peixaria Mumbach, de Caibaté, Jaskulski, de São Miguel das Missões, Arco Verde, de Bossoroca, Amélia Hortifruti, de São Paulo das Missões, e Agroindústria de Ovos Oliveira, de São Nicolau.