Cerro Largo, 22 de novembro de 2024. Boa Madrugada!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 23/08/2024 18:16:42 • Região

Uso de plantas bioativas é estimulado

Ação em Cândido Godói visa a promoção da saúde e do bem-estar
Foto: Emater/RS-Ascar

Junto ao horto medicinal implantado em 2014, o grupo de mulheres e de Terceira Idade da Linha São Miguel, reuniram-se nesta quarta-feira (21/08), em Cândido Godói, para conhecer mais sobre a identificação e o uso de plantas bioativas na promoção da saúde e do bem-estar. A ação foi desenvolvida pela Emater/RS-Ascar, que possui tradição na Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) com plantas medicinais, condimentares e aromáticas.

O horto é mantido há mais de 10 anos pelo Grupo do Lar, com apoio da comunidade e da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Miguel. Nele estão cultivadas plantas seguindo a lógica do relógio do corpo humano, prática milenar baseada no ciclo circadiano, que leva em conta que a energia vital percorre em um ritmo que a cada duas horas um órgão ou víscera diferente é beneficiado de forma mais intensa.  A extensionista social da Emater de Cândido Godói Elizane Kin explica que para implantar o relógio do corpo humano em casa ou qualquer outro espaço, é preciso estar atento a quais plantas devem ser consumidas em cada horário do dia para uma maior eficácia de sua função, observando sempre a dosagem e possíveis contraindicações.

Os assistentes técnicos regionais da Emater Lisete Primaz e Jorge João Lunardi abordaram a identificação correta e o uso de plantas medicinais para a saúde humana e, em alguns casos, na sanidade animal, assim como destacaram a Regulação Brasileira, através da Anvisa, em Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

Os participantes também compartilharam suas experiencias em relação ao uso das plantas.  

Fonte: Deise A. Froelich / Emater/RS-Ascar
Emater/RS-Ascar
Emater
plantas bioativas
horto medicinal
Grupo do Lar
Cândido Godói
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp