O governador Eduardo Leite anunciou, na tarde dessa quarta-feira (25/1), na sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP), dois novos líderes de instituições vinculadas à pasta.
O delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira assume como chefe da Polícia Civil, e o coronel Eduardo Estevam Camargo Rodrigues será o novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS).
REPONSABILIDADE
O delegado Sodré agradeceu a confiança do governador. "É uma grande honra e uma grande responsabilidade chefiar a Polícia Civil do Estado. A investigação criminal é fundamental para combater as organizações criminosas e para o atendimento à sociedade. Darei tudo de mim para que a segurança pública do Rio Grande do Sul tenha índices de resolução de crimes cada vez melhores", afirmou.
CERRO LARGO
Fernando Sodré residiu muitos anos em Cerro Largo, onde assumiu pela primeira vez como titular de uma Delegacia de Polícia, em 1998. Nos anos que aqui morou, formou um grande círculo de amizades na comunidade cerro-larguense.
Atualmente, ele é professor no curso de Direito da URI-Cerro Largo, lecionando as disciplinas de Direito Penal e Direito Processual Penal, sendo muito estimado pela comunidade acadêmcia.
CARREIRA POLICIAL
Natural de São Paulo, Sodré tem 58 anos. É delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Sul desde 1998. Com 24 anos de serviços à instituição, já alcançou a 4ª classe, mais alto nível da carreira. Desde 2019, atuava como titular da 13ª Delegacia de Polícia Regional do Interior, em Santo Ângelo, cargo que já havia ocupado entre 2011 a 2015.
Entre 2016 e 2019, dirigiu o Departamento de Polícia do Interior (DPI), o maior departamento da instituição, responsável por coordenar 29ª Regiões Policiais do Interior, com 470 municípios na sua circunscrição administrativa e operacional.
Sodré foi titular da 21ª Delegacia de Polícia Regional do Interior em Santiago, de julho de 2015 a outubro de 2016. Entre 1998 e 2010, teve passagens na chefia de delegacias de polícia e distritos policiais nos municípios de Cerro Largo, Porto Alegre, Caxias do Sul, São Luiz Gonzaga e Santo Antônio das Missões. Ainda exerceu a função de coordenador de força-tarefa de combate a abigeatos.
CARREIRA UNIVERSITÁRIA
Sodré é bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras e em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Concluiu mestrado em Aplicações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais/RJ e em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, cursa o doutorado em Direitos Humanos na Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS (Unijuí).
Tem especialização em Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em Direito Penal pela UCS e em Segurança Pública pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Professor universitário desde 2005 e de cursos preparatórios para concursos desde 2001, atualmente é professor da Universidade Regional Integrada (URI), no Campus Cerro Largo, e da Escola da Magistratura Federal do RS (Esmafe).
(*) Reportagem atualizada