Cerro Largo, 16 de dezembro de 2024. Boa Madrugada!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 14/12/2024 09:44:40 • Meteorologia

Rio Grande do Sul deve ter ciclone na costa

Há risco de vendavais no Sul e no Leste neste sábado, dia 14
Veja as mínimas e máximas em algumas cidades do RS e de SC (Imagem: Correio do Povo)

Chuva intensa pode ocorrer em alguns pontos ao longo do fim de semana

O centro de baixa pressão que instabilizou o tempo nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul, com chuva e temporais, dá origem a um ciclone na costa gaúcha neste sábado (14/12). O ciclone mantém o tempo instável, com muitas nuvens sobre o estado e chuva na maioria dos municípios, especialmente na primeira metade do dia.

Há risco de chuva forte a intensa em alguns pontos, sobretudo do Sul e do Leste do Estado. No decorrer do dia, em diversas áreas, podem ocorrer momentos de melhoria com aberturas. O vento ganha força no Sul e parte do Leste gaúcho com rajadas fortes.

A MetSul Meteorologia reforça o seu alerta de risco de chuva forte e vento com rajadas fortes a intensas neste fim de semana no Sul e no Leste, como consequência do ciclone extratropical que vai se formar junto ao litoral, muito próximo da costa, onde deve se intensificar. O ciclone, de acordo com os indicativos dos modelos, tende a ser subtropical.

Ciclones extratropicais são comuns no Atlântico Sul, enquanto subtropicais e tropicais são atípicos, tanto que recebem nomes. Grosso modo, os comuns extratropicais têm centro frio ao passo que o ciclone subtropical tem parte do seu centro quente. Se a Marinha nomear o sistema, o que nem sempre faz, o ciclone será batizado de Biguá.

Fonte: Correio do Povo
meteorologia
tempo
previsão
ciclone
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp