O pudim de leite condensado é uma das sobremesas mais tradicionais entre os brasileiros, porém as preferências variam.
Enquanto alguns não dispensam o pudim com furinhos, outros gostam da versão mais lisinha, que vamos ensinar a fazer nesta receita.
O processo para fazer um pudim lisinho não tem segredo e é muito simples. Basta retirar a espuma que fica sobre a mistura dos ingredientes e coar, para que as bolhas de ar não passem. Além disso, é importante assar a sobremesa no forno em temperatura baixa.
Vai demorar um pouco mais do que o tempo da receita tradicional, mas é certo que fique do jeito que você mais gosta! Confira a receita.
Ingredientes:
1 xícara de açúcar;
1/4 xícara de água;
2 latas de leite condensado;
2 latas de leite integral;
4 ovos;
2 colheres (sopa) de essência de baunilha (opcional).
Modo de preparo:
Passo 1. Em uma panela, coloque a água e o açúcar e deixe ferver até ficar numa cor mais amarelada.
Passo 2. Na forma que você vai usar para o pudim, despeje o caramelo, espalhando por toda a base, inclusive nas laterais. Agora, vamos ao preparo do pudim!
Passo 3. Pré-aqueça o forno a 170ºC ou na temperatura mínima. E coloque a água do banho-maria para esquentar.
Passo 4. Bata todos os ingredientes restantes no liquidificador por 4 minutos e deixe descansar por mais 5 minutos, para que a espuma suba.
Passo 5. Como é a espuma a responsável pelo pudim ficar aerado, é importante que você use uma colher para retirá-la e passe em um coador em seguida, já colocando o líquido direto na forma. Assim, ele vai ficar lisinho.
Passo 6. Coloque o recipiente em uma forma maior, com a água do banho-maria, e cubra com papel alumínio.
Passo 7. Leve ao forno por 30 minutos. Em seguida, retire o papel alumínio e deixe terminar de assar. Para ficar cremoso e lisinho, assando na temperatura mínima, o pudim pode demorar até 2 horas para ficar pronto.
Passo 8. Retire do forno e coloque para esfriar na geladeira.
Passo 9. Quando esfriar, estará pronto para servir. Para ajudar a desenformar, você pode passar a forma pelo fogo, assim o caramelo vai derreter um pouco, soltando a sobremesa. Antes de desenformar o pudim, pense no recipiente, porque a calda pode escorrer, então opte por um que não vaze.