


Mulheres do Clube de Mães da Linha Caçador, interior de Cerro Largo, participaram ontem (26/5) de curso de derivados de leite promovido pela Emater/RS-Ascar, com o apoio da Prefeitura Municipal.
O objetivo central é apresentar propostas de aproveitamento diversificado e saudável do leite, alimento presente na maior parte das propriedades do meio rural cerro-larguense, destinado ao autoconsumo familiar ou para comercialização em indústrias ou agroindústrias.
No curso ministrado pela extensionista do escritório regional da Emater, Lisete Primaz, e pela extensionista do escritório municipal, Carla Kiss, as participantes tiveram a oportunidade de conhecer o processo de pasteurização de leite e de nata e receitas como diversos tipos de queijos, doce de leite, ricota, requeijão, iogurte e bebida láctea. O curso contou também com a presença do prefeito de Cerro Largo, Paulo César Kipper de Almeida.
A capacitação está inserida em uma proposta de promoção de segurança e soberania alimentar, sendo abordadas boas práticas de manipulação e de fabricação, e a importância da inclusão do leite de forma diversificada na alimentação das famílias.