A possibilidade de retomar os vínculos de reciprocidade, por meio de encontros presenciais, permite que o processo de organização social e comunitária volte a ser fortalecido junto aos Clubes de Mães de Guarani das Missões. Os grupos de mulheres assessorados pela Emater/RS-Ascar têm realizado diversas atividades solidárias em prol da comunidade e participado de demonstração de métodos para melhoria da geração de renda e da qualidade de vida. Diante deste contexto comemoraram a reaproximação em festa típica junina realizada no sábado (18/6), na Linha São Marcos, onde associadas de 22 grupos foram recepcionadas pelo clube de mães anfitrião.
Caracterizadas, as mulheres se inseriram em uma programação marcada pela diversão, integração e alegria. Num primeiro momento foi realizada a recepção das delegações, sendo que nesta edição houve participação de uma caravana do município de Cândido Godoi, organizada pela extensionista da Emater Elizane Kin.
Também houve desfile e escolha da Rainha do Milho, definida através de sorteio como Elizane da Rocha Kafczinski, do Clube de Mães Aliança, de 1ª Princesa, Ivoni Grzybowski, do Clube de Mães União, e de 2ª Princesa, Marciele Stolarski, do Clube de Mães Integração.
Ao meio-dia foram servidos lanches preparados pelas integrantes do Clube de Mães São Marcos. A programação da tarde foi marcada por encenação de casamento caipira, preparado pela presidente da Associação Municipal de Clube de Mães, Cleci Andrezejewski, e pelo sarau junino, animado pelo Grupo Bom de Baile, de Cerro Largo.
Ao celebrar os objetivos atingidos, de promover momentos de bem-estar social e de alegria após um período de dificuldades, a comissão organizadora, formada pela Associação Municipal de Clubes de Mães, pelo Clube de Mães São Marcos e pela Emater, agradece o apoio da Prefeitura, da Secretaria Municipal da Educação e da primeira-dama, Nadir Karlec Jaskulski, assim como a participação dos clubes de mães, que contribuíram com a doação de alimentos não perecíveis em prol da Apae de Guarani das Missões.