Cerro Largo, 26 de abril de 2024. Boa Tarde!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 06/08/2021 12:50:04 • Salvador das Missões

Entregue obra no acesso à Vila Santa Catarina

Reparo na via foi executado com pavimentação de concreto usinado com fibra de polietileno
Crédito: Assessoria de Imprensa

Empenhada em proporcionar um acesso de qualidade da BR 392 à Vila Santa Catarina, a Administração Municipal de Salvador das Missões optou por uma obra diferenciada das tradicionalmente executadas, ou seja, a pavimentação de concreto usinado com fibra de polietileno, com 18 centímetros de espessura.

Quando se pensou neste projeto, com a equipe técnica do Município, foi observado que era necessário fazer algo diferente em função da precariedade da pavimentação existente e também levando em consideração o alto custo para fazer o mínimo de manutenção necessária.

Então, para essa obra de requalificação, foi escolhido um dos trechos mais críticos do acesso, com o objetivo de testar esse novo tipo de pavimento para estradas e, ao que tudo indica, essa nova tecnologia tende a ser uma solução.

O prefeito Vilson Schons destaca que, "acompanhando muito de perto a execução do pavimento em concreto e também ouvindo especialistas na área, podemos dizer que estamos entregando a comunidade uma obra de qualidade, e acima de tudo esperançosos de termos encontrado a solução para esse acesso tão importante para município como um todo, mas especialmente para a comunidade da Vila Santa Catarina e Cooperoque. O acesso agora está liberado para o trânsito e passará por um período de testes e avaliações, e provada sua qualidade, faremos de tudo para dar sequência neste formato de pavimentação".

Segundo a engenheira Karina Spohr, técnica responsável pelo projeto, a pavimentação em concreto reforçado com fibra possui um melhor desempenho e durabilidade, pois o concreto não sofre as deformações típicas do pavimento asfáltico e também não amolece quando esquenta. No prazo mínimo, o pavimento rígido presta serviço de 20 anos contra o máximo de 10 anos do asfalto. Além disso, a baixa taxa de manutenção ao longo dos anos permite o investimento do recurso público em outras vias. O pavimento rígido possibilita menor distância de frenagem. Na superfície molhada, chega a 40%. Por ter melhor refletância, permite que a via ou a rodovia receba 30% a menos de postes.

Karina afirma ainda que "o pavimento de concreto tem uma execução e um controle de obra mais rigorosos. Os projetos executivos são inspecionados em cada uma das etapas: lançamento e espalhamentos, adensamento e acabamento, texturização e cura e selagem. Por fim, a escolha da Prefeitura vai de acordo com o que diz a constituição de 1988 no que diz respeito a usar os recursos com eficiência (princípios da eficiência e economicidade), pois adota um pavimento mais duradouro e de menor custo".

De acordo com o vice-prefeito Leomar Henrich, "hoje estamos entregando uma obra importante para a comunidade da Vila Santa Catarina e de igual forma, uma obra importante para a comunidade salvadorense e regional, são 309 metros de extensão de pavimento em concreto, como um a alternativa para solucionar um problema que vem se arrastando ao longo do tempo, a qualidade do acesso asfáltico até a Vila Santa Catarina. Desde o início do mandato tivemos a preocupação em buscar uma alternativa viável e também duradoura para esse acesso, devido a sua importância para a economia local e regional, sendo o corredor de chegada e saída de toda a produção agrícola desta região até a Cooperoque. Como sempre pregamos vamos fazendo aos poucos essa recuperação, onde cada parte que será recuperada, será executada com qualidade".

Essa primeira etapa é uma fase de teste e contou apenas com recursos próprios, no montante de R$ 217.110,00, incluindo as despesas com o concreto, confecção do acostamento e também a pintura. É apenas uma etapa, pois a Administração Municipal está trabalhando incansavelmente na busca de recursos oriundos de programas dos governos estadual e federal, para prosseguir a com obras em outros pontos do acesso e assim conseguir uma recuperação gradativa desta importante via.

"Estamos gerenciando o dinheiro que é do povo, por isso a gestão administrativa de Vilson e Leomar, sempre vai focar em fazer obras com qualidade no acabamento, para assim melhorar a condição de vida da nossa população, esse é o nosso legado de trabalho todos os dias e nosso lema, um compromisso que assumimos desde o inicio da administração e hoje estamos muito satisfeitos, por estar entregando essa obra de suma importância para Salvador das Missões e região e reforçando a importância da nossa cooperativa Cooperoque para toda a região missioneira", reforçou Henrich.

Fonte: Assessoria de Imprensa
acesso
vila santa catarina
concreto usinado
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp