Na segunda-feira, dia 23 de janeiro de 2023, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva realizou visita oficial à República Argentina, em atenção a convite do presidente Alberto Ángel Fernández.
Reunidos em Buenos Aires, os dois Presidentes reafirmaram a aliança estratégica entre a República Federativa do Brasil e a República Argentina, revisaram o amplo espectro da relação bilateral e avaliaram o estado de implementação dos compromissos existentes.
Nesse contexto, reiteraram sua intenção de aprofundar e intensificar o diálogo bilateral em todas as áreas da relação e nas questões de importância regional e global; e, com o objetivo de promover e fortalecer as positivas e históricas relações bilaterais entre os dois países, acordaram assinar uma Declaração Conjunta Presidencial, em que são tratados diversos temas de interesse comum em 82 tópicos.
PONTES SOBRE O RIO URUGUAI
No tópico número 37, os Presidentes salientaram a importância de definir o futuro regime de gestão e manutenção da Ponte São Borja - Santo Tomé e do seu Centro Unificado de Fronteira e Infraestruturas Conexas, antes do final da atual concessão, em agosto de 2023, dada a importância da referida ponte e de sua área de controle integrado para o intercâmbio comercial dos dois países, mantendo-se o alto padrão que a administração do centro possui atualmente, com tempos expeditos que o tornam uma opção eficiente para o transporte de cargas.
Coincidiram em coordenar conjuntamente todas as ações necessárias para avançar na construção da Ponte Porto Xavier - San Javier.
Determinaram, também, que os respectivos governos tomarão as medidas necessárias para a revitalização e a manutenção regular da ponte Uruguaiana - Paso de los Libres.
OBRA PRIORITÁRIA NO RS
Na semana que passou, o Governo Lula já tinha incluído a Ponte Porto Xavier - San Javier no rol de 13 obras prioritárias no Rio Grande do Sul, para serem entregues e/ou iniciadas nos primeiros 100 dias da nova administração federal.
ORDEM DE SERVIÇO
Falta apenas a entrega de garantias pela empreiteira para o início dos serviços de elaboração de projeto de engenharia e estudos ambientais para a obra na ponte internacional sobre o Rio Uruguai, em Porto Xavier, nas BRs 392/472.
O trabalho está sob responsabilidade da empresa Coesa Construção e Montagens S.A.
A ordem de serviço deve ser dada até a primeira quinzena de abril, prevê o governo federal.