


Com o tema "Garantir o SUS e o controle social para vencer a Covid-19 e avançar nos desafios pós-pandemia", a Conferência Municipal de Saúde é a maior expressão de controle social no Sistema Único de Saúde (SUS) existente atualmente no Brasil, constituindo-se em fóruns de discussões que estimulam e objetivam a participação social.
A Administração Municipal de Salvador das Missões trabalha nos preparativos finais, por meio das equipes da Secretaria de Saúde e também do Conselho Municipal de Saúde para a realização da Conferência Municipal de Saúde, que acontece nos dias 13 e 14 de julho de 2021.
Em razão da pandemia e respeitando as orientações sanitárias, o evento será realizado no formato híbrido, com grupos de trabalho presencial e na forma on-line, por meio de uma Live, transmitida na página da Prefeitura Municipal no Facebook.
A Conferência de Saúde é destinada a participação dos profissionais que atuam na área, conselheiros, que vivenciam as atividades desse ambiente, os quais têm nessa ocasião, a oportunidade de contribuírem com suas experiências para o aprimoramento do sistema de atendimento ao público. Todo o conteúdo exposto e discutido durante o evento, será relatado e encaminhado paras os Governos do Estado e Federal.
A programação prevê, na abertura do evento, uma palestra com o coordenador regional de Iury Sommer Zabolotsky, com o tema "Os desafios da rede de Saúde Pública em tempos de pandemia".
Na oportunidade também será apresentado, pela secretária municipal de Saúde Geneci Andrade, as metas e ações a serem desenvolvidas pela Secretaria nos próximos anos, que mais do que uma exigência legal, é um instrumento fundamental para a consolidação do SUS.
"Por meio destas metas, buscamos explicitar o caminho a ser seguido pela Secretaria Municipal de Saúde de Salvador das Missões para atingir a sua missão, que se baseia no planejamento, execução e gerência dos serviços de saúde de forma consonante com os princípios do SUS, buscando excelência técnica/operatória, associada à humanização na oferta de ações integradas de saúde que possam impactar positivamente na qualidade de vida dos cidadãos salvadorenses. A missão da secretaria vem de encontro aos anseios da Administração Municipal 2021/2024 que assumiu em janeiro deste ano e tem reforçado diariamente o compromisso de estabelecer um novo modelo de gestão baseado na excelência da prestação de serviços públicos", afirma Geneci.