Cerro Largo, 13 de setembro de 2025. Boa Tarde!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 06/09/2018 08:23:49 • Cerro Largo

Em janeiro, Administração Municipal solicitou viatura de combate a incêndio

O fato da cidade não ter uma unidade de bombeiros impediu a doação
Prefeito Valter Spies e vice Pedro Butzen (Luís Henrique Franqui)

Com a ocorrência de mais um incêndio em Cerro Largo e diante dos questionamentos que algumas pessoas fazem, muitas vezes por falta de informação, cobrando indevidamente o Município por atribuições de outros entes federativos, o prefeito Valter Hatwig Spies convidou a imprensa local para uma entrevista, ontem (5) pela manhã, em seu Gabinete.

PEDIDO DE VIATURA

O Prefeito lembrou que tem mantido contatos com o Governo do Estado, pedindo a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros em Cerro Largo, para atender a toda a microrregião. Mas sabe que devido às dificuldades financeiras do Estado, é um pleito de difícil realização no curto prazo.

Em 3 de janeiro deste ano, por meio do Ofício Gab. nº 007/2018, endereçado ao Coronel Bombeiro Militar Hamilton Santos Esteves Júnior, do Corpo de Bombeiros de Brasília (DF), foi solicitada a disponibilização de uma viatura de combate a incêndio para o Município de Cerro Largo. O pedido foi feito a Brasília, pois existia a informação de haver algumas viaturas disponíveis na Capital Federal, em virtude de uma modernização da frota, feita por ocasião da realização da Copa do Mundo.

Na mesma data, 3 de janeiro, por meio do Ofício nº 006/2018, endereçado ao Governador José Ivo Sartori, foi solicitado empenho na intermediação do pedido encaminhado ao Governo do Distrito Federal, para viabilizar a cedência de uma viatura para Cerro Largo.
Em 10 de janeiro, o Gabinete do Governador acusou o recebimento do ofício, informando que o documento foi encaminhado aos órgãos competentes para conhecimento, análise e encaminhamento.

Em 26 de fevereiro, por meio do Ofício SEI-GDF nº 331/2018, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal respondeu à solicitação, anexando o Memorando SEI-GDF nº 40/2018, datado de 15 de fevereiro, em que é questionado o fato de não haver destacamento de bombeiros na cidade. Desta maneira, "não há como justificar legalmente a doação do bem, visto que não há condições para operacionalizá-lo e empregá-lo em prol da comunidade local". E não havendo a "devida justificativa legal", foi indeferida a solicitação.

TANQUE

Valter Spies anunciou que o Município está adquirindo um novo tanque esterqueiro, que deverá chegar a Cerro Largo após o período eleitoral.

Como a Prefeitura terá, então, dois tanques destes, o Prefeito determinará que um deles fique permanentemente carregado com água, no parque de máquinas do Município, para ser usado numa emergência, sem precisar perder tempo com o abastecimento.

O Prefeito finalizou, dizendo que a Administração está empenhando todos os esforços para dotar o Município de equipamentos necessários para o combate a incêndio, mas que essas atribuições cabem aos governos estadual e federal que, no momento, em virtude da crise financeira, não têm como atender aos pleitos encaminhados pela Municipalidade.

Fonte: Luís Henrique Franqui
valter spies
pedro butzen
incêndio
viatura
bombeiros
cerro largo
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp