Diante da importância da armazenagem e do manejo adequado dos grãos para a manutenção de sua qualidade, a Emater/RS-Ascar está promovendo uma rodada de capacitações com foco em boas práticas de armazenamento na região de Santa Rosa. Orientações sobre o tema já foram apresentadas em Doutor Maurício Cardoso, no dia 13 de setembro, Guarani das Missões, no dia 15, e em Tuparendi, no dia 19, contemplando também agricultores de pelo menos outros 10 municípios.
As capacitações contaram com a participação dos classificadores da Gerência de Classificação e Certificação (GCC) da Emater, Cristiano Stiebe e Volnei Koche. Há mais de 60 anos o trabalho desenvolvido pela GCC visa a segurança alimentar da população gaúcha, com prestação de serviços de avaliação, diagnóstico e qualificação dos processos do pós-colheita de matéria-prima vegetal e subprodutos, a exemplo da soja, trigo, milho, cevada, erva-mate, entre outros.
A armazenagem do milho, grão presente em mais de 135 mil hectares da região de Santa Rosa, recebeu ênfase durante as capacitações. O foco se deu pelo seu impacto na segurança alimentar e nutricional das famílias, bem como na nutrição animal, sendo amplamente aproveitado na bovinocultura, suinocultura e avicultura.
O tema se torna ainda mais importante na região, onde a secagem e armazenagem de grãos na propriedade avança com o apoio da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters). De 2015 a 2023 foram implantados 465 silos secadores e armazenadores de alvenaria na região, com projeto técnico elaborado pela Emater, equivalendo a uma capacidade estática total de 365 mil sacas.
Contribuíram também com as capacitações, o assistente técnico regional da Emater Fernando Berwanger, os supervisores microrregionais Rubens Tesche e Joney Braun, bem como os extensionistas dos escritórios municipais Diego Tiarles Monteiro, de Doutor Maurício Cardoso, onde existem 40 silos secadores e armazenadores com projetos elaborados pela Emater, com capacidade estática total de 1.200 toneladas; Adilson Lucas Webler, de Guarani das Missões, município que tem 73 silos de alvenaria com capacidade total para armazenagem de 32.882 sacas; e Albino Motter, de Tuparendi, onde há 55 estruturas com projetos da Instituição, atingindo uma capacidade total de 67.214 sacas.
Também estão previstas capacitações no dia 25/09, em Campina das Missões, no dia 26/09, em Entre-Ijuís e no dia 27/09, em Nova Candelária, todas com início às 14h. Já no dia 29/09, haverá a palestra em São Luiz Gonzaga, inserida na programação da Expo São Luiz.