Cerro Largo, 23 de novembro de 2024. Bom dia!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 09/11/2023 08:54:16 • Cultura

Contrabando é premiado no Festival de Sorocaba

Filme dirigido por João Pedro Gottardo venceu em cinco categorias
Em Contrabando, Emerson Gottardo interpreta o protagonista Daniel (Foto: Divulgação)

Em sua estreia em festivais o filme Contrabando, dirigido por João Pedro Gottardo, foi indicado em 18 categorias no Festival de Sorocaba. E arrebatou cinco premiações: Melhor Filme Nacional, Melhor Direção Nacional, Melhor Desenho de Som, Melhor Figurino e Melhor Maquiagem.

"Esse resultado é testemunho da força de vontade da comunidade fronteiriça em contar a história de seus personagens", comenta João Pedro.

"Nós agradecemos a todos os apoiadores, elenco e equipe que tornaram este filme possível. Estamos ansiosos para participar de mais festivais e compartilhar nossa história com outras localidades", destaca Gottardo.

 

Festival de Sorocaba

O Festival de Sorocaba é uma iniciativa privada que visa proporcionar um ponto de encontro para cineastas emergentes. Esta foi a primeira edição e ocorreu de forma online, com um júri técnico que selecionou os filmes e concedeu as premiações.

Os organizadores têm planos ambiciosos para o futuro e estão se preparando para a realização de uma mostra presencial em Sorocaba (SP), em abril de 2024.

Além de Contrabando, destaque para o filme canadense A Performance, que ganhou 10 prêmios, entre eles o de Melhor Filme Internacional. E a produção brasileira Horizonte ficou com quatro premiações, todas pelo desempenho do elenco

 

Indicações ilustres

O Festival de Sorocaba contou com indicações ilustres, como a do ator ameríndio Graham Greene, por seu papel em A Performance. Graham é conhecido por suas participações nos filme À Espera de um Milagre, que venceu quatro Oscars, e Dança com Lobos, pelo qual foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

A atriz cerro-larguense Cinara Marquete foi indicada como Melhor Atriz Coadjuvante, ao lado da atriz global Suely Franco - pelo premiado Horizonte.

Suely interpretou Dona Benta no seriado Sítio do Picapau Amarelo durante uma temporada da série, além de ser uma veterana da televisão e teatro, e suas contribuições artísticas em telenovelas são notáveis: O Espigão, O Cravo e a Rosa, Sete Pecados, Torre de Babel Malhação. No cinema, ficam marcados seus papéis no filme Dona Flor e Seus Dois Maridos e Minha Mãe é Uma Peça. Suely é ainda a dubladora brasileira de Kala, a mãe de Tarzan, no desenho homônimo da Disney.

 

Festival de Lages

Contrabando também foi selecionado para o Festival Nacional de Cinema de Lages, que contará com exibições em toda a serra catarinense. Lages teve um total de 706 filmes inscritos. Apenas oito longas-metragens foram escolhidos para fazer parte desse seleto grupo, dentre os quais a produção fronteiriça.

Em Lages, João Pedro Gottardo, Emerson Gottardo e Lucas Arenhardt têm motivos duplos para comemorar, não apenas por Contrabando, mas também por integrar a equipe do filme Anita: A Guerreira de Dois Mundos, dirigido por Guilherme Suman e também selecionado. João é assistente de direção, Emerson interpreta o general farroupilha Onofre Pires e Lucas Arenhardt é um dos assistentes de câmera do filme.

O Festival de Lages é uma realização da produtora Zero Quatro Nove em parceria com a Prefeitura local, Fundação Cultural e SESC.

 

Outros festivais

Contrabando, cuja produção é uma colaboração entre o Coletivo Fronteira e Emerson Gottardo Produções, está inscrito em mais festivais e aguarda as seleções.

Fonte: Luis Henrique Franqui
filme
contrabando
joão pedro gottardo
festival de sorocaba
festival de lages
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp