


Entre os dias 26 e 28 de maio, a Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, recebeu a 2ª edição do Concurso de Queijos Artesanais e Doces de Leite do RS. Na busca por dar o merecido destaque à qualidade dos produtos artesanais produzidos no Estado, o Sebrae RS, em parceria com a Associação Gaúcha de Laticínios (AGL) e a Emater/RS-Ascar, realizaram a ação.
Na oportunidade, mais de 50 agroindústrias gaúchas apresentaram 121 queijos de três categorias. Além disso, 19 produtores concorrerem com 22 doces de leite divididos nas variedades Tradicional e Com Adição de Sabor.
Para a premiação, o evento contou com mesa composta por oito jurados, que atribuiram pontos aos produtos apresentados. O valor acumulado define se o doce de leite recebeu medalha de Ouro, Prata ou Bronze.
Na categoria Doce de Leite Tradicional, a Agroindústria Konzen, de Salvador das Missões, recebeu Medalha de Ouro pelo Doce de Leite Dah Rê.
A Agroindústria Konzen trabalha há 15 anos na produção de uma diversificada linha de produtos derivados do leite. Fundada em 2008 na Linha São Francisco (Cerro Largo), no ano passado a empresa inaugurou uma moderna planta industrial em Salvador das Missões, após o Município ceder prédio e terreno na Área Industrial II.
Segundo a produtora e empreendedora Rejane Konzen, no momento a agroindústria processa 7.000 litros de leite por dia, para produzir itens como queijos, iogurte, bebida láctea, nata, doce de leite, ricota e manteiga. A produção é comercializada em mercados, padarias, restaurantes, escolas, quiosque e feiras de toda a região.
Em 2022 a Agroindústria Konzen conquistou o 1º lugar, com seu Queijo Colonial, no 10º Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar na 45ª Expointer, em Esteio.
Ganhou Medalha de Ouro, em 2019, da Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios, com seu Doce de Leite Dah Rê.
Em 2018, Rejane Konzen participou da publicação A Produção Artesanal da Agroindústria Familiar, que resgatou receitas típicas passadas entre gerações de famílias gaúchas que possuem agroindústrias. A receita publicada foi de queijo colonial, o primeiro queijo produzido pela agroindústria, e o livro foi apresentado na Expointer daquele ano, em Esteio.
E o Doce de Leite Dah Rê, em 2017, foi o segundo melhor no 3º Concurso Estadual de Queijos, em Carlos Barbosa.