


A Câmara de Vereadores de Cerro Largo realizou na segunda-feira, dia 21, ato solene de homenagem póstuma, com entrega de títulos de Cidadão Honorário aos saudosos Ivo Emílio Ten Caten, Leonardo Boufleur e Arlindo Roque Spies, por iniciativa do vereador Valdemar José Kunkel (MDB).
Na mesa de honra, os homenageados estiveram representados por Lúcia Irma Ten Caten, viúva de Ivo Emílio; João Boufleur, filho de Leonardo; e Terezinha Wenzel Spies, viúva de Arlindo. O secretário de Educação, Edgar Ferst, representou o Poder Executivo.
IVO EMÍLIO TEN CATEN
Ivo Emílio Ten Caten nasceu em 24 de agosto de 1932, em Linha Santo Antônio, filho de José e Anna Ten Caten. Casou-se com Lúcia Irma Heckler e com ela teve 10 filhos, 13 netos e um bisneto.
Professor de vocação e profissão, começou seu trabalho na Vila Santo Antônio em 1956, como professor da antiga escola paroquial, onde o ensino tradicional e o religioso se misturavan. De 1956 a 1980 foi diretor do primário da Escola Santo Antônio e, a partir de 1980, diretor do ginásio particular da Escola Dom Pedro II, que foi construída pela iniciativa, recursos e serviço voluntário da comunidade. A inauguração do primeiro pavilhão da escola, contou com a presença do então governador Ildo Meneghetti.
Como líder comunitário, participou da fundação do Clube Aliança Social, em 1964. Em 2004 lançou o livro "Linha Santo Antônio - Centenário de Fundação", com a colaboração de Leonardo Boufleur e Arlindo Roque Spies.
Em 1978 recebeu a provisão de Ministro da Palavra e Eucaristia. Formado em Pedagogia, depois de aposentado cursou Teologia Pastoral no Instituto Missioneiro de Teologia. Por 36 anos dirigiu um coral para ocasiões solenes.
LEONARDO BOUFLEUR
Leonardo Boufleur nasceu na comunidade de Santo Antônio, em 10 de março de 1924, filho de Pedro Boufleur e Catarina Finkler Boufleur. Casou-se com Lúcia Stracke Boufleur, com quem teve 14 filhos (quatro já falecidos), 32 netos e 24 bisnetos.
Viveu toda a vida na Santo Antônio, onde teve intensa participação social e comunitária. Foi membro do coral da comunidade e organista por muitos anos. Colaborou na fundação do Clube Aliança Social e na criação, organização e construção da Escola Dom Pedro II.
Desde a década de 1960, foi membro ativo na Frente Agrária Gaúcha, sendo sócio-fundador do STR de Cerro Largo, sendo eleito presidente nas gestões 1969/1972 e 1972/1975.
Com espírito empreendedor, foi fundador da Sociedade Forrageira Cerro-larguense Ltda, em 1957, a primeira fábrica de ração balanceada na região. Integrada à fábrica, foi instalada a granja de suínos Agrossuina, que hoje continua em atividade com novos proprietários.
ARLINDO ROQUE SPIES
Arlindo Roque Spies nasceu em 12 de junho de 1938, em Linha Caçador, filho de Aloísio Arcádio Spies e Ledvina Paulina Royer Spies. Em 1962 casou-se com Terezinha Wenzel, com quem teve quatro filhos e cinco netos.
Aos 12 anos ingressou no Seminário Santo Inácio de Loyola, em Salvador do Sul. Após prestou serviço militar em São Luiz Gonzaga. No Colégio La Salle Medianeira formou-se professor rural. Anos mais tarde, ingressou na Escola Agrícola de Passo Fundo, onde formou-se técnico em Agricultura. Após, fez pós-graduação na Unijuí.
Depois do casamento, foi residir na Linha Paca Norte, em Campina das Missões, onde passou a lecionar como professor estadual. Em 1965 foi convidado pela comunidade de Santo Antônio para lecionar na escola local, vindo a morar na comunidade.
Ajudou a construir a Escola Dom Pedro II. Alguns anos depois, passou a lecionar na Escola Egon Hoff, em Linha Santo Antônio Baixo, onde permaneceu até 1980. Também deu aulas no Colégio La Salle Medianeira e atuou por dois anos na 31ª Delegacia de Educação.
Na administração do prefeito Elemar Kuhn, ajudou a criar a carreira de professor municipal. Foi autor de livros didáticos para as escolas municipais, cartunista da folha da produção e de inúmeros livros. Foi um dos projetistas do Parque Municipal de Exposições.
Com intensa participação comunitária, presidiu a comunidade católica e o Clube Aliança Social, em várias gestões. Apreciador dos esportes, incentivou o jogo de câmbio e teve atuação destacada na Terceira Idade, tendo sido locutor do programa “Terceira Idade com Alegria”, na Rádio Cerro Azul.
PRONUNCIAMENTOS
Maura Ten Caten Oliveira e o padre Evaldo Konzen falaram em nome da família de Ivo Ten Caten. João Boufleur falou em nome da família de Leonardo Boufleur. Geni Terezinha Spies falou em nome da família de Arlindo Spies e o secretário Edgar Ferst, que é natural da Linha Santo Antônio, falou em nome do Poder Executivo Municipal.