O governador Eduardo Leite recebeu, na quarta-feira (20/3), no Palácio Piratini, o governador da província argentina de Misiones, Hugo Passalacqua. Durante o encontro, foram abordadas ações de desenvolvimento integrado da região das fronteiras a partir de temas como turismo, infraestrutura, saúde e segurança. As estratégias deverão ser oficializadas em um memorando de cooperação entre o Rio Grande do Sul e Misiones.
O Governador destacou o interesse em estreitar ainda mais os laços com a província que fica na fronteira noroeste do Rio Grande do Sul com a Argentina, especialmente a partir da colaboração pelo desenvolvimento turístico da região das Missões Jesuíticas. Parte fundamental da história de formação do Estado, as Missões completarão 400 anos em 2026.
Leite disse que o memorando de cooperação para esse e outros temas está em fase de ajuste para ser assinado. "O turismo é uma área em que temos grande sinergia e potencial de desenvolvimento em razão da região das reduções jesuíticas, mas também trabalhamos temas como segurança nas fronteiras e ações conjuntas para questões sanitárias. Abordamos, ainda, questões sobre infraestrutura, como pontes, estradas e aeroportos daquela localidade em que possamos ter investimentos. São alguns dos pontos que estarão no memorando e que podem alavancar o desenvolvimento integrado da região", destacou o Governador.
O documento deve incluir a incorporação da Rota Internacional dos Jesuítas à agenda cultural e turística do Rio Grande do Sul e de Misiones; colaboração logística portuária; ações conjuntas de conservação ambiental; prevenção de eventos climáticos; combate a delitos transfronteiriços; soluções de tecnologia voltadas para o agro; e conexão dos ecossistemas de inovação.