Produtores e lideranças de São Nicolau, Dezesseis de Novembro, Garruchos e Pirapó formalizaram o passo inicial para o fortalecimento de vínculos que deve oportunizar a organização associativista, a construção de conhecimentos e troca de experiências para o fortalecimento agropecuário local, em ação realizada nesta sexta-feira (06/09), em São Nicolau. O Seminário Mais Grão, Mais Leite e Mais Carne foi promovido Emater/RS-Ascar e Associação de Produtores de São Nicolau.
Diante de sua importância, outras entidades demonstraram apoio ao evento, entre elas, o Banco do Brasil, Sicredi, Banrisul, Cresol, Coopatrigo, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, ACI, Inspetoria Veterinária, Gensur Brasil, Agropecuária Trevisan, Pecuária Nutrição Animal, NTG Nutrição Animal, Agropecuária São Rafael e Puro Trato Nutrição Animal, Cepal Nutrição Animal, American e Pérola Tur.
Entre as lideranças que prestigiaram o evento estiveram o secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, os prefeitos de São Nicolau, Ricardo Miguel Klein, de Garruchos, Roland Schatz, e de Pirapó, Auri Kochhann, a gerente regional adjunta da Emater de Santa Rosa, Ivânia Polaczinski, o gerente regional da Emater de Frederico Westphalen, Luciano Schwerz, e o coordenador da Associação de Produtores de São Nicolau, Marcos Ortiz.
Covatti, que no ato representou o governador Eduardo Leite, reafirmou o compromisso do Estado com o fomento ao desenvolvimento rural ao apresentar e colocar à disposição políticas públicas do setor coordenadas pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e executadas pela Emater/RS-Ascar.
O Grupo do Mais (Mais Grão, Mais Leite e Mais Carne) surge em São Nicolau e agrega produtores dos municípios vizinhos com o intuito de promover ações de construção de conhecimento e troca de experiências em relação aos sistemas produtivos adotados.
Juntos, os municípios de São Nicolau, Dezesseis de Novembro, Pirapó e Garruchos cultivam 47.300 hectares de soja, 6.405 ha de milho grão, 16.975 ha de trigo e 3310 ha de canola. Nesta microrregião também existem 3.217 cabeças de bovinos de leite e 110.098 cabeças de gado de corte. Essa importância foi reforçada também na explanação da representante da ACI e do Sicredi, Fábia Kerber.
Os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar, durante a programação, a palestra sobre Genética Bovina e Tendências de Mercado, conduzida pelo consultor técnico da Gensur Brasil, Ediel Kerber.
A experiência de mais de 20 anos da Associação da Pecuária Familiar Missioneira, de Santo Antônio das Missões, foi apresentada pelo extensionista da Emater, Flávio Bonatto, como forma de dar visibilidade às conquistas que podem ser acessadas com organizações coletivas de produtores.
Ainda, representantes do Sicredi explanaram sobre o cooperativismo e oportunidades de acesso ao crédito no meio rural.
Entre os destaques da programação esteve a palestra sobre tendências de mercado do leite, grãos e carne, conduzida pelo presidente da Fecoagro e da Coopatrigo, Paulo Pires.
Em outro ponto do evento, São Nicolau celebrou a inclusão da Agroindústria Oliveira no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf RS), da SDR, cujo certificado que ratifica sua legalização foi entregue à família de Carlos Alberto Carvalho de Oliveira pela equipe municipal da Emater.