Nesta segunda-feira (26/02), foi realizada uma mobilização da Comissão Pró-Asfalto da ERS 165, com objetivo de pautar a continuidade das obras de asfaltamento do trecho que interliga os municípios de Cerro Largo, Rolador e São Luiz Gonzaga. O encontro foi realizado no Salão Paroquial do Rolador e reuniu diversas lideranças regionais.
Em entrevista à Rádio São Luiz, o presidente da Comissão, Élio Lentz, pontuou a satisfação com a adesão da população na mobilização. "Estamos muito felizes de ter recebido a sociedade como um todo", disse. A intenção é um grupo da região para gestionar junto à Secretaria de Logística e Transportes do RS.
Produtor rural em Rolador, Ivo Batista participou do encontro e lamentou a necessidade de "uma reunião para que as autoridades tomem conhecimento desta justa causa do asfalto da 165". Ivo pontuou que as recentes reformas pouco ajudaram a melhorar a qualidade da estrada. Ele criticou a falta de cumprimento das promessas de políticos e também dos servidores do Daer na fiscalização das obras.
Presente no encontro, o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani (PP), ressaltou a importância da comunidade regional se unir em prol da conclusão da obra e também das melhorias na ponte sobre o rio Piraju, outra reivindicação da população. "O projeto existe, o que tem de ser feito é um novo orçamento, de todos os insumos para uma ponte e a atualização de umas normas", explicou Sidney.
Prefeito do Rolador, João Alberto (MDB) manifestou seu apoio às demandas da Comissão. Em relação à ponte do Piraju, o gestor afirmou desconhecer o projeto, no entanto, ele ressaltou a dificuldade do município executar a obra por se tratar de uma competência do Estado. "Mas não vamos se furtar de conversar e ver o que é possível a prefeitura do Rolador para executar essa obra", acrescentou.
Vice-presidente da Cermissões, Diomedes Rech comentou dos problemas que a falta de conclusão do asfalto causa para os produtores da região e também para os veículos em geral, incluindo os da Cermissões. "Na hora de um atendimento rápido, se não tem uma estrada boa, o que vamos fazer?", questionou Diomedes.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Luiz Gonzaga e Rolador, Rafael Dalenogare Paz, destacou a relevância da comunidade promover o debate e as autoridades políticas atenderem e trabalharem em conjunto para concluir as obras do asfaltamento.
Também marcaram presença no encontro o prefeito de Ubiretama, Rodrigo Daniel Bloch (PDT), o vereador de Cerro Largo Artêmio Winter (PP) e o assessor parlamentar e ex-prefeito de Cerro Largo, Adair José Trott (PP).