

Prepare o ar-condicionado, o ventilador e redobre os cuidados: a onda de calor que atua sobre o Rio Grande do Sul promete elevar ainda mais a temperatura nesta quarta-feira (4/2). A previsão indica que os registros devem ultrapassar os 35ºC em diversas cidades gaúchas, especialmente no Oeste, no Noroeste e na Campanha.
Embora a condição seja menos intensa, as regiões Central, Vales e Metropolitana também merecem atenção, conforme aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Para a Climatempo, além das altas temperaturas o tempo seco reflete na baixa umidade relativa do ar. Os índices ficam em torno de 30% durante a tarde no Oeste e na Campanha. A partir disso, o cenário exige cautela:
- Mantenha-se bem hidratado,
- Evite exposição prolongada ao sol entre o fim da manhã e o meio da tarde,
- Utilize roupas leves e claras,
- Redobre a atenção com crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas,
- Evite atividades físicas intensas nos horários de maior calor.
Apesar do predomínio do tempo firme, ainda é possível que pancadas de chuva muito pontuais sejam observadas no Nordeste, sem indicativo de temporais ou volumes expressivos.
Em Cerro Largo, as temperaturas variam entre 18°C e 34°C.