Cerro Largo, 23 de novembro de 2024. Boa Madrugada!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 17/10/2023 17:38:13 • Região

3.209 associados da Cermissões ficaram sem luz

Falta de energia no alimentador, abastecido pela RGE, causou o problema
Central de Operações e Distribuição da cooperativa (Foto: Divulgação)

A chuva contínua das últimas horas, causou alguns transtornos e faltas de energia aos associados da Cermissões, principalmente em decorrência dos raios que danificam componentes dos sistemas de distribuição, e quedas de árvores sobre as redes.

Todas as equipes de plantão da Cooperativa, estão trabalhando para solucionar os defeitos registrados, principalmente nos municípios de Caibaté, Cerro Largo e São Luiz Gonzaga.

A região mais afetada pela falta de energia, abrangeu os associados de Cerro Largo, Salvador das Missões, São Pedro do Butiá, São Paulo das Missões e Porto Lucena, alimentada pelo Ponto de Medição (Alimentador) da Cermissões, instalado no Bairro Brasília em Cerro Largo, que é interligado na Subestação da RGE. O desabastecimento por parte da RGE neste ponto de medição, comprometeu toda essa região atendida pela Cermissões. A RGE não informou qual o motivo da falta de energia. Devido a este problema, 3.029 associados ficaram sem luz, das 21h13min de segunda-feira (16/10) até às 9h13min de terça-feira (17/10).

Sabendo que essa região possuiu inúmeros produtores de leite que necessitam de energia para ordenha e refrigeração do produto, e suinocultores, a Cermissões trabalhou ininterruptamente para reestabelecer a energia, porém nenhum defeito foi encontrado nas redes da cooperativa durante as revisões feitas pelos plantonistas de Caibaté, Cerro Largo e São Paulo das Missões, tendo que aguardar o reestabelecimento da energia no Ponto de Medição no Bairro Brasília, pela RGE.

CERMISSÕES BUSCA ALTERNATIVAS

Na manhã desta terça-feira (17/10), o presidente Diamantino Marques dos Santos, reuniu-se com os engenheiros eletricistas Nerisom Rohleder e Eluir Hoffmann, para encontrar uma alternativa que evite falhas no fornecimento de energia, como esta que afetou associados desde Cerro Largo até Porto Lucena.

Uma das soluções encontradas, é a interligação de redes, num trecho de aproximadamente 4 km, desde a Linha São José, até a Área Industrial, próxima do trevo de acesso a Salvador das Missões, com a instalação de reguladores de tensão e sistemas de telecomando, que possibilitarão a transferência de carga desde Caibaté, abastecido pela Subestação Santo Antônio, de São Luiz Gonzaga.

Outra alternativa, é uma futura interligação com a rede que será construída de Roque Gonzales a Porto Xavier, pela Linha Barão, no interior de São Paulo das Missões.

"Estamos trabalhando para resolver esses problemas que estão atingindo associados atendidos com energia que deriva da RGE, e já autorizamos a construção deste trecho de 4 km de rede no interior de Salvador das Missões, onde serão investidos mais de 400 mil reais, visando melhorar o atendimento aos nossos associados", disse Diamantino.

O coordenador da Central de Operações e Distribuição (COD), Júnior Schlotefeldt, destaca que é necessária muita precaução para atendimento dos defeitos, pois em dias de chuvas intensas aumenta a dificuldade de deslocamento, de acesso aos locais dos defeitos e o manuseio dos equipamentos de trabalho. O uso eficaz dessas ferramentas e recursos especializados é essencial para garantir a rápida restauração do fornecimento de energia.

Também é muito importante que ao constatar qualquer anormalidade nas redes de distribuição, a Cermissões seja informada imediatamente pelo telefone 0800.541.1122, pelo WhatsApp 55.3355.3000, ou pelo site www.cermissoes.com.br 

Fonte: Assessoria de Comunicação Cermissões
cermissões
falta de luz
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp