Em 2022, São Pedro do Butiá passará a integrar o mapa de cidades gaúchas com equipes disputando o Campeonato Estadual de Futsal.
O responsável por esta iniciativa é o Atlético São Pedro do Butiá, fundado oficialmente em 1º de janeiro de 2020.
O presidente do clube, que veste as cores branca e verde, Eduardo Paveglio da Silva, falou com o Portal LH Franqui e contou um pouco da trajetória do Atlético, planos e expectativas. Aos 33 anos, caberá a este jovem gerente de produção liderar a diretoria e a comunidade butiaense neste audacioso projeto.
PORTAL LH FRANQUI - Como surge o movimento de fundar o Atlético São Pedro do Butiá?
EDUARDO PAVEGLIO DA SILVA - A nossa equipe veio a partir de um projeto social que há oito tem como principal objetivo tirar jovens das ruas e possibilitar que sonhem com um futuro no esporte. Daí veio a ideia de dar a eles um sonho ainda mais perto, que agora eles têm como alcançar mais facilmente, pois só depende do esforço de cada um e não de condições financeiras.
LHF - Desde o começo a intenção era montar uma estrutura para disputar o Campeonato Estadual, ou esta motivação surgiu depois?
EPS - Não. No início era apenas uma equipe adulta para disputar campeonatos regionais. Mas vimos a necessidade de mostrar pra eles que o mundo do esporte é maior e muito mais lindo do que eles sequer sonharam um dia.
LHF - O Atlético conta com quadro de associados? Já tem patrocinadores para a Série C do Gauchão? Como está o apoio da comunidade butiaense?
EPS - Temos um grande projeto para associados e esperamos que a comunidade toda nos abrace, pois será um feito histórico para o município. Atualmente, nosso principal patrocinador é a Garden Beer, que investe não só no projeto social, mas também agora no time do Estadual. E fica aqui nosso agradecimento a esse grande parceiro e que outros como ele possam se sensibilizar nesta nossa luta e vir junto conosco em busca do acesso.
LHF - São Pedro do Butiá conta com um novo e amplo ginásio de esportes. O Poder Público está colaborando com o projeto?
EPS - Sim. Temos todo apoio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e principalmente do prefeito José Henrique Heberle, que apoia com grande vigor nosso projeto.
LHF - Como foi a participação na Taça Pomar?
EPS - Foi um aprendizado para todos. Ali vimos que precisávamos mais e que tínhamos que voar ainda mais alto.
LHF - O Atlético já contratou técnico e preparador físico para o Estadual?
EPS - Sim. Já temos treinador que inclusive já foi anunciado, Alexandre Chitolina. E nosso preparador físico será Ismael Scherer.
LHF - E o grupo de jogadores? Será local, regional ou pretende-se agregar alguns atletas experientes do salonismo gaúcho?
EPS - Será em sua boa parte local. E daremos oportunidade para jovens também. Como tive muito tempo em Caxias do Sul, também traremos alguns jovens da Serra gaúcha para agregarem no grupo.
LHF - A pré-temporada começa quando?
EPS - Em abril daremos início à nossa pré-temporada.
LHF - O Atlético já anunciou que não disputará a Taça Farroupilha. Além da pré-temporada, há amistosos em vista?
EPs - Temos muitos amistosos em vista, mas agora o foco é no preparo físico dos atletas e na parte técnica e tática.
LHF - Qual é a expectativa da direção do clube, e da própria comunidade, em relação à participação de um clube butiaense no Estadual de Futsal?
EPS - Esperamos poder ter o apoio da comunidade neste momento. E desejamos alcançar nosso objetivo, que será o acesso à Série B do Campeonato Gaúcho.
DIRETORIA DO ATLÉTICO SÃO PEDRO DO BUTIÁ
Presidente: Eduardo Paveglio da Silva,
Tesoureira: Claudete Schlottahuer,
Secretária: Luani Weiss,
Diretor de Futsal: Floriano Espíndola,
Diretor de Marketing: Cristiano Oliveira.