


O sol chega a aparecer com nuvens em parte do Rio Grande do Sul neste domingo (18/05), mas o tempo muda. O tempo se instabiliza com chuva ainda entre a madrugada e de manhã no Oeste e no Sul por uma frente fria.
No decorrer do dia, a frente fria avança e leva chuva à maior parte do Estado da tarde para a noite. A chuva terá baixos volumes na maioria das áreas, mas podem ocorrer temporais isolados com vento forte. Isso porque antes da chuva vai fazer calor em parte do estado, como na Grande Porto Alegre.
A máxima em Cerro Largo atingirá 26ºC e a mínima ficará na casa dos 19ºC. A previsão de chuva é de aproximadamente 13mm, na tarde e noite.
O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual atualiza o prognóstico meteorológico para os próximos dias no Rio Grande do Sul:
No domingo (18/05), com a passagem de uma frente fria e o fluxo de calor e umidade provenientes do Norte do País, as instabilidades gradualmente se espalham sobre o território gaúcho, trazendo chuva pontualmente forte, descargas elétricas, temporais isolados com eventual queda de granizo e rajadas de vento entre 50 e 80 km/h, podendo atingir pontualmente os 90 km/h, associadas às instabilidades. Os acumulados variam entre 20 e 50 mm/dia no Sul, Campanha, Oeste e Missões. Nas demais regiões, os volumes ficam abaixo dos 20 mm/dia.
Na segunda-feira (19/05), a combinação de uma área de baixa pressão que avança do Rio Grande do Sul em direção ao oceano com o fluxo de umidade vindo do norte do País, favorecem novamente instabilidades com chuva pontualmente forte, descargas elétricas
e temporais isolados com eventual queda de granizo. Os acumulados variam entre 40 e 80 mm/dia no Oeste, Missões, Campanha, Centro, Costa Doce, Vales e parte da RMPOA. Nas demais áreas, ficam abaixo dos 30 mm/dia.
A tendência é que, na terça-feira (20/05), as instabilidades sigam atuando com chuva pontualmente forte, acompanhada de raios e temporais isolados com rajadas de vento e eventual queda de granizo, especialmente na metade Norte do Estado. Os acumulados variam entre 30 e 60 mm/dia no Centro, Missões e Vales, com pontuais de até 70 mm/dia no Noroeste. Na Serra, Nordeste, Costa Doce, RMPOA, Litoral Norte e Médio, os acumulados previstos são inferiores a 30 mm/dia.