Na tarde de quinta-feira (19/12), a Polícia Rodoviária Federal flagrou um homem que transportava em condições precárias quatro galos de rinha e duas galinhas. A ação ocorreu na BR 285, em São Borja.
Durante fiscalização, policiais rodoviários federais abordaram um caminhão VW 24.280 com placas de Santo Cristo (RS). No veículo havia um homem de 37 anos e, no banco do carona, foram encontrados seis galináceos, sendo quatro galos de rinha e duas galinhas. Os animais estavam sendo transportados em condições precárias, sem possibilidade de se movimentarem e sem água disponível. Eles foram avaliados por um veterinário, o qual atestou que os maus tratos, pois estavam desnutridos, desidratados e com machucados na região das asas.
Além de responder pelo crime de crueldade contra animais, previsto na Lei de Crimes Ambientais, o homem foi autuado pela vigilância agropecuária pelo transporte irregular dos animais.
Os animais foram apreendidos e destinados a uma instituição de acolhimento animal e já estão sob cuidados veterinários.
Além da PRF, a ação contou com o apoio de agentes da Vigilância Agropecuária de São Borja e militares da Polícia Ambiental.