Na sexta-feira (22/11), policiais militares da 1ª Companhia Independente Ambiental realizaram intensas fiscalizações contra a pesca ilegal e outros crimes ambientais nos municípios de Cerro Largo, Rolador, Dr. Maurício Cardoso e Três Passos, com o objetivo de proteger os ecossistemas aquáticos durante o período da piracema.
Durante os patrulhamentos embarcados na barragem São José (rio Ijuí) e no rio Uruguai, a ação resultou na apreensão de 470 metros de redes de malhas diversas, 2.000 metros de espinhéis e oito esperas, além da soltura de diversos peixes que haviam sido capturados ilegalmente.
Em uma das abordagens realizadas, três indivíduos foram autuados por crime ambiental, após serem flagrados com embarcações e iscas artificiais para a captura de espécies protegidas, como o Dourado e o Surubim, sendo a embarcação e os petrechos de pesca apreendidos.
Durante o período de defeso, que ocorre de 1º de outubro a 31 de janeiro na Bacia do Rio Uruguai e de 1º de novembro a 31 de janeiro no restante do Rio Grande do Sul, é proibido o uso de equipamentos de captura em massa, como redes, tarrafas e espinhéis. Contudo, a pesca com varas é permitida, desde que respeitada a quantidade máxima de 5 kg de pescado por pescador.