Durante reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder), realizada no início da tarde dessa quinta-feira (18/7), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cerro Largo, ocorreu o lançamento oficial do Programa GPS Rural, que proporciona a localização exata das propriedades rurais no município e, com isso, agiliza o atendimento em chamadas de urgência e emergência feitas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Bombeiros Voluntários, Brigada Militar ou Polícia Civil.
Quando o produtor rural precisar acionar algum desses serviços, bastará fornecer o número do seu cadastro, facilitando o acesso das equipes de socorro ou segurança pública e, com isso, reduzindo o tempo no atendimento.
Desde janeiro deste ano, produtores rurais de Cerro Largo podem fazer o cadastro no Programa GPS Rural, que faz a identificação das propriedades rurais do município de modo a facilitar a localização em casos de deslocamento de serviços de urgência e emergência. O cadastro pode ser feito junto ao escritório municipal da Emater/RS-Ascar ou na Secretaria Municipal da Agricultura e Expansão Econômica.
A ideia é que as famílias residentes nas 780 propriedades rurais do município possam ter maior garantia de acesso à segurança e a serviços de saúde pública, com a possibilidade de as equipes acessarem a localização exata no menor tempo possível.
Até o momento, cerca de 140 propriedades já foram cadastradas e a expectativa é que, a partir de agora, esse número aumente consideravelmente.
Após o cadastro, cada propriedade rural recebe uma numeração e é mapeada por GPS, por meio de sistemas internos. Importante frisar que as informações ficam disponíveis somente para as equipes de saúde e resgate (Samu, Bombeiros Voluntários, Brigada Militar e Polícia Civil). Além disso, o cadastramento não possui custo ao produtor.
Na reunião de hoje foram entregues os aparelhos de GPS (que funcionam off-line, ou seja, sem acesso à internet) às quatro instituições que participam do programa.
A proposta, inspirada em programa semelhante realizado no município de Ijuí, surgiu no ano passado em reunião do Comder e, posteriormente, compartilhada e aceita pelas instituições envolvidas.
De acordo com o professor doutor Sidinei Zwick Radons, da UFFS-Cerro Largo, em Ijuí o programa foi muito bem aceito pela comunidade e quase a totalidade das propriedades rurais já está cadastrada.
A reunião do Comder, que foi coordenada pelo presidente Charles Rafael Scherer, contou com a presença de representantes da Emater, Secretaria Municipal da Agricultura e Expansão Econômica, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Samu, Bombeiros Voluntários, Brigada Militar, Universidade Federal da Fronteira Sul, bem como de membros do Conselho.