Diante da importância de promover a saúde e a segurança no meio rural, uma ação educativa sobre primeiros socorros foi promovida na terça-feira (10/09), no município de São Luiz Gonzaga.
A ação, promovida pela Emater/RS-Ascar, contou com o apoio dos agentes da Secretaria Municipal de Saúde e de representantes da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A palestra foi realizada na sede de Rincão dos Pintos, com a presença de participantes da comunidade anfitriã e do Assentamento Panorama. Contou com a participação do agente de saúde Rodrigo Simi Leal, do extensionista da Emater Dante Trindade de Ávila e dos socorristas do Samu, enfermeira Daiane Fernanda Brigo e técnico em enfermagem Luiz Miranda.
Na propriedade rural, as famílias estão expostas a acidentes domésticos e também acidentes de trabalho durante a operação de diferentes equipamentos e manejo agropecuário. Na palestra, a segurança e a proteção individual também estiveram em pauta, inclusive no momento em que é preciso prestar socorro a um terceiro.
Os presentes foram orientados sobre as intervenções imediatas e provisórias que devem ser adotadas até a chegada do socorro especializado ou deslocamento para um serviço de atendimento especializado, em casos de acidente, mal súbito, enfermidades agudas e imprevistas. Os participantes receberam recomendações ainda sobre como proceder em caso de emergências traumáticas (fraturas, entorses, contusões, queimaduras, intoxicações, hemorragia, etc), emergências clínicas (desmaio, síncope) e emergências cardiológicas e respiratórias causadas por questões clínicas ou acidentes, entre outras.
Essas ações se tornam fundamentais quando falamos do meio rural, especialmente pelo tempo necessário de deslocamento da equipe médica ou até ela.
Caso seja necessário acionar o Samu, deve-se ligar para o 192. O atendimento funciona 24 horas por dia.