


A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas (DRFC), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), sob a coordenação do delegado Alexandre Luiz Fleck, deflagrou, nesta sexta-feira (11/9), a Operação Carga Pesada.
A operação se refere a investigações desenvolvidas pela DRFC, acerca da atuação de grupo criminoso especializado em roubos de cargas, suspeito da prática de diversos crimes em rodovias do Estado.
MODUS OPERANDI
Segundo o apurado, o modus operandi da quadrilha se destacava pela atuação de pelo menos oito indivíduos em cada fato, com alto grau de organização e planejamento, com uso de armas longas (fuzis).
Entre os fatos que se acredita ser de autoria destes indivíduos, destacam-se um roubo ao centro de distribuição das Lojas Becker, em Venâncio Aires, em julho de 2019; um roubo a uma carreta de cigarros da empresa Souza Cruz, em setembro do mesmo ano; e um recente ataque a outro caminhão carregado de cigarros, em Eldorado do Sul, no último dia 18 de agosto, onde, em razão da ação da DRFC, os criminosos empreenderam fuga, ateando fogo a um veículo, e a carga foi recuperada na sua totalidade no local e em um caminhão com placas clonadas em São Leopoldo (RS).
Em diligências pretéritas, foi encontrado, na residência de um dos integrantes suspeito de integrar a quadrilha, diversos itens utilizados nestes roubos, como jammer, miguelitos, toucas ninja, munições, roupas semelhantes às utilizadas pela Polícia Civil (tal qual utilizadas no ataque às Lojas Becker) e emblemas da Polícia Civil e Receita Federal com imãs, para veículos.
SEIS PRISÕES
Um total de 81 oliciais cumpriram as ordens de busca e apreensão e prisões temporárias nas cidades de São Leopoldo, Novo Hamburgo e Portão. Em razão das investigações, seis pessoas foram presas até o momento, sendo que ainda existem diligências em andamento.
O delegado Fleck ressalta que apesar das dificuldades inerentes às investigações acerca da atuação deste grupo organizado, a interrupção deste tipo de ação criminosa é prioridade da Especializada no combate ao roubo de cargas.
Disque denúncia - 0800-510-2828
Whatsapp e Telegram - 51-98418-7814