Fernet com Coca, a bebida dos hermanos que embalou Messi e seus companheiros na festa do título mundial pelas ruas de Buenos Aires, após o triunfo no Catar
Fernet é a terceira bebida mais consumida na Argentina, ficando atrás apenas do vinho e da cerveja.
Por muitos anos foi tido como um licor digestivo. Sim, originalmente, era vendida como digestivo, ou então como remédio. Além de vermífugo, diziam que era ideal para cura da ressaca, do desconforto gastrointestinal e até para alívio da cólica menstrual.
Criado em 1845, em Milão, pelo italiano Bernardino Branca, é uma bebida amarga, que mistura mais de 40 ervas. Existem em torno de de 20 marcas nas prateleiras dos mercados argentinos, sendo que a mais consumida é a Fernet Branca.
E a pergunta que não quer calar: Mas porque Branca se a cor é preta? O nome da bebida é uma homenagem ao seu criador.
Na Argentina, se toma o Fernet misturado com Coca-Cola . O charme está no contraste do amargo com a efervescência. As quantidades e maneiras de preparar a bebida provocam discussões ferrenhas. A combinação mais popular é a 80/20.
Para muitos, Fernet com Coca é uma relação parecida com a água tônica ou sushi. No inicio você acaba achando estranho, depois não vive sem.
Ingredientes:
20 ml de Fernet Branca
80 ml de Coca-cola
Bastante gelo
Opcional:
Pode-se acrescentar uma rodela ou então uma lasca da casca de limão siciliano ou de laranja. Fica a dica para aromatizar um pouco mais o seu drinque.
Modo de Preparo:
1. Encha um copo com gelo.
2. Acrescente o fernet branco.
3. Complete o copo com coca-cola (por isso a proporção 80/20).