Produzido em março deste ano, o curta-metragem Tesouros do Passado: O Museu 25 de Julho de Cerro Largo documenta o rico acervo e a história do Museu 25 de Julho, localizado na cidade de Cerro Largo.
O Museu 25 de Julho, mantido pelo Centro Cultural 25 de Julho, desempenha um papel fundamental na preservação dessas tradições e na promoção da cultura entre seus membros e a sociedade em geral. Fundado em 1952 por um grupo de imigrantes e descendentes de alemães, o museu começou a tomar forma a partir de 1972, com doações de coleções particulares. Hoje, abriga um acervo diversificado de cerca de três mil peças, incluindo objetos relacionados à Imigração Alemã, Reduções Jesuíticas e até mesmo uma valiosa Múmia egípcia de cerca de 2,5 mil anos.
Segundo Tadeu Salgado, produtor do documentário, a ideia surgiu da necessidade de destacar importância do Museu 25 de Julho. A história do museu é um reflexo da história da imigração alemã no Brasil e das culturas que se encontraram nesta região. Então, este documentário visa capturar a rica herança cultural e as tradições da comunidade local, que é fortemente influenciada pela imigração alemã e pelas Reduções Jesuíticas. Além de preservar a memória do passado, a obra tem o propósito de elevar Cerro Largo como um destino cultural e histórico de destaque
O lançamento oficial do documentário acontecerá dia 24 de maiom, na praça da Matriz, num evento organizado pela Prefeitura de Cerro Largo. Serão exibidos outros documentários aprovados pela Lei Paulo Gustavo.
Este curta-metragem foi viabilizado por meio de apoio financeiro a ações culturais contempladas pelo Edital nº 001/2023 do Governo Municipal de Cerro Largo – Audiovisual, nos termos da Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), do Decreto nº 11.525/2023 (Decreto Paulo Gustavo) e do Decreto 11.453/2023 (Decreto de Fomento).
Governo Municipal de Cerro Largo – Setor de Cultura
Lei Paulo Gustavo
Ministério da Cultura
Governo Federal – União e Reconstrução