


Neste mês de outubro, mas em todos os meses do ano, muitas ações da administração pública são voltadas para a conscientização das mulheres sobre o câncer de mama e do colo do útero.
A Prefeitura de Salvador das Missões, por meio das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação, juntamente com a Liga de Combate ao Câncer, prepararam para este Outubro Rosa uma programação especial, com uma palestra que teve como tema Saúde da mulher, prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama, apresentada pelo médico mastologista Adriano Imperatori e pela nutricionista Taise Dobner.
Além de visitas às escolas, onde a enfermeira Aline levou informações sobre o auto-exame às jovens estudantes, a realização de exames preventivos nas Unidas Básicas de Saúde e agendamento de mamografias, que são realizados durante todo o ano.
Na abertura do evento, realizado no dia 16 de outubro no Clube Progresso, e que contou com a presença de diversas autoridades municipais, a presidente da Liga de Combate ao Câncer de Salvador das Missões, Leiva Gorski, destacou o trabalho da Liga desde sua criação, com diversos eventos realizados, projetos desenvolvidos e apoio à pessoas com câncer.
O presidente do Poder Legislativo, vereador Jair Henrich, em sua fala afirmou a importância de priorizar políticas públicas na área de prevenção e apoio às pessoas diagnosticadas com câncer, além de um efetivo apoio às suas famílias, que quando recebem a notícia positiva desta doença, ficam em estado de grande preocupação.
O prefeito Vilson Schons, deixou sua mensagem aos presentes reafirmando a importância de eventos voltados ao compartilhamento de informações sobre os mais diferentes tipos de enfermidades, estimulando a participação da comunidade e incentivando o controle das doenças por meio da prevenção. O gestor destacou o número expressivo de mulheres no evento, demonstrando o interesse em obter mais informações sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, parabenizou os organizadores do evento e palestrantes que se disponibilizaram em partilhar suas informações com a comunidade salvadorense.