Cerro Largo, 06 de agosto de 2025. Boa Noite!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 13/09/2018 08:08:36 • Economia

Banrisul comemora 90 anos de fundação e 46 anos em Cerro Largo

Autoridades, clientes, funcionários e ex-funcionários participaram da comemoração

A agência local do Banrisul organizou uma confraternização, realizada ontem (12) de manhã, antes do horário de atendimento, para marcar a passagem do 90º aniversário da instituição, presente em Cerro Largo desde 26 de setembro de 1972 (há 46 anos).

Como era impossível convidar todos os clientes, foram chamados a comemorar a data autoridades, alguns clientes e ex-funcionários.

Fizeram-se presentes os prefeitos Valter Spies (Cerro Largo), Daniel Gorski (Salvador das Missões), Martinho Berwanger (São Pedro do Butiá), Paulo Peixoto (Rolador) e Ildo Leski (Ubiretama), além de outras autoridades.

Entre os empresários presentes, Eleonor Oscar Becker usou a palavra e lembrou quando vinha de ônibus ou de carona a Cerro Largo, para fazer os serviços bancários da empresa, que recém tinha iniciado atividades na vila de São Salvador.

A gerente Soeli Benetti, além de lembrar alguns fatos marcantes da agência local, como a inauguração da sede própria em 1º de outubro de 1980, enalteceu a presença de César Theobald, filho do saudoso empresário Otto Theobald, detentor da conta número 01 em nossa cidade.

Também foi registrada presença dos mais novo cliente do Banrisul, David Luiz Becker, cujos pais abriram uma caderneta de poupança em seu nome.

HISTÓRIA

Implantado em 1928, o Banrisul testemunhou, nessas nove décadas, uma série de acontecimentos iniciados já nos meses seguintes – como a crise mundial de 1929 – e que se estenderam pelas décadas, entre os quais as instabilidades internas, a Segunda Guerra, os diversos planos econômicos e as oito mudanças de moeda circulante no Brasil.

Espalhado pelo território gaúcho, mercado no qual é líder, alcançou em 2017 o melhor resultado de sua história, com lucro líquido de R$ 1,05 bilhão – desempenho que vem se repetindo em 2018, em que o primeiro semestre também foi marcado pelo recorde de R$ 505,9 milhões.

Foi o presidente da República à época, Washington Luiz, que assinou decreto federal, em 28 de agosto de 1928, autorizando o funcionamento do Banco do Rio Grande do Sul – sua primeira denominação. Decreto estadual de 6 de setembro do mesmo ano, assinado pelo então presidente gaúcho, Getúlio Vargas, chancelou os estatutos. O início das operações, seis dias depois, deu-se em salas cedidas pelo Tesouro do Estado, junto à Secretaria Estadual da Fazenda, na Praça Marechal Deodoro, em prédio idêntico ao do Theatro São Pedro e onde, atualmente, existe o edifício do Tribunal de Justiça. O secretário Firmino Paim Filho foi o primeiro presidente do Banco. De imediato, foram instaladas agências em Pelotas, Bagé, Rio Grande, Caxias do Sul e Novo Hamburgo.

Por natural, os anos imediatamente seguintes foram de expansão ao Interior do Estado e de afirmação do então BRGS como agente do desenvolvimento estadual, financiando a produção pecuária e agrícola, expandindo sua atuação para a indústria, o comércio e os serviços, e aparelhando-se profissionalmente para o desempenho de suas atividades. Nesse percurso, sempre recorreu às tecnologias de cada época para aperfeiçoar seus serviços, chegando à automatização nos anos 1980 e à condição de banco múltiplo, na década seguinte.

O pioneirismo tecnológico, que marca o Banrisul como a organização a ter o primeiro computador implantado no Rio Grande do Sul, vem tendo sequência desde então, especialmente neste novo milênio – também marcado pela abertura de capital (2007), a expansão dos negócios e os desempenhos recordes.

Nessa trajetória, o Banrisul se mantém como uma das maiores organizações do Estado em número de colaboradores, aos quais disponibiliza treinamento constante e possibilidades de expansão profissional.

Fonte: Luís Henrique Franqui e Ascom Banrisul
banrisul
90 anos
46 anos
cerro largo
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp