


O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é originário do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.), criado em 1983, por uma força-tarefa formada por policiais de Los Angeles, com o intuito de quebrar o ciclo de abuso de drogas relacionado, cada vez mais, com condutas criminosas e prisões.
No Brasil, o programa iniciou em 1992, no Rio de Janeiro, que buscava estratégias alternativas ao policiamento tradicional. E no Rio Grande do Sul, em 1998, os primeiros instrutores da Brigada Militar foram formados em São Paulo. Atualmente o programa é executado em todos os estados brasileiros e em 60 países.
Em Cerro Largo
Neste ano, em Cerro Largo, concluiram o Proerd 49 alunos, dos quintos anos da Escola Estadual Sargento Silvio Delmar Holembach e da Escola Municipal Dr. Otto Flach (turmas 51 e 52), tendo como instrutora a soldado Reni Inês Lermen.
Formatura
A solenidade de formatura aconteceu na tarde de terça-feira (12/7), no auditório da EM Dr. Otto Flach. Foram anfitriões o comandante do 7º RPMon, major Enízio da Silveira vasconcelos; o comandante da Brigada Militar de Cerro Largo, tenente Vanderlei Vacaro Menin, e a ex-comandante da Brigada Militar de Cerro Largo, tenente Márcia Ruschel; que recepcionaram as diversas autoridades presentes, representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Civil, Conselho Tutelar, clubes de serviços e outras entidades.
O juramento dos proerdianos foi conduzido pela aluna Dyovanna Rayza Abertol da Cruz. E como culminância do programa, os alunos produziram uma redação sobre assuntos que lhes marcaram o decorrer dos encontros.
As melhores redações foram selecionadas para serem reconhecidas e premiadas, com uma camiseta autografada do seu time do coração. Foram premiados Kauã de Oliveira (EE Sargento Silvio), Eduardo Akiles Schneider (Turma 51 EM Dr. Otto Flach) e Amanda Constâncio Follmann (Turma 51 EM Dr. Otto Flach).
O evento contou com apresentações da Banda Municipal e também do Grupo de Capoeira da Apomil, além de uma encenação tetral de alunos, coordenados pela professora Fabíola Dias.
Veja mais fotos no Facebook do Portal LH Franqui