Gestores, técnicos, produtores e empreendedores engajados em fomentar o turismo rural na Fronteira Noroeste e nas Missões estiveram reunidos na quinta-feira (05/09), no Seminário Regional de Turismo Rural, realizado na programação da Feira da Agricultura e da Agroindústria Familiar (Feaagri Missões), em Santo Ângelo. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a organização do turismo rural na região e no Estado e se inspirar com a apresentação de experiências de sucesso.
O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar e contou com o apoio da Feaagri Missões, Sicredi, Fasa, Conselho Municipal de Turismo de Santo Ângelo, Associação dos Municípios das Missões (AMM) e Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste (Amufron). Entre as lideranças presentes estiveram o presidente da feira, Diomar Formenton, o deputado estadual Eduardo Loureiro, a gerente regional adjunta da Emater Ivania Polaczinski e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Marisete dos Santos Leite.
Nos destaques da programação esteve a palestra que abordou o turismo Rural como produto gerador de renda da propriedade rural e sua inserção em redes locais ou regionais como circuitos ou roteiros, conduzida pelo turismólogo Rodrigo José, que é Mestre em Turismo e Hospitalidade pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).
As ações de Assistência Técnica e Extensão Rural em Turismo Rural foram abordadas pela turismóloga da Emater/RS-Ascar, Natália Salvate Brasil, que é Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além de compartilhar seu conhecimento na área do turismo rural, lembrou que a Emater/RS-Ascar está à disposição para o assessoramento e promoção do acesso a políticas públicas que contribuem com a viabilização do turismo rural.
Os participantes do Seminário também puderam acompanhar o relato de duas experiências de turismo rural da região: do Sítio Jek, de Santa Rosa, apresentado por Dolores Jek e Vanessa Leria, acompanhadas do extensionista da Emater, Guilherme Dahmer; e do Borraio Minhas Origens, de São Miguel das Missões, na fala do proprietário Jânio Guasso e da extensionista da Emater, Fátima Primaz.
As atividades da manhã contaram também com a explanação sobre o Papel do Agente Financeiro no desenvolvimento do Turismo Rural, conduzida pelo gerente de desenvolvimento de Negócios do Sicredi União RS ES, Sr. Marcos Thomas.
Pela tarde, o público teve a oportunidade de entender mais sobre a organização do turismo nas regiões de abrangência da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste (Amufron).
Roseli Rost, do Departamento de Turismo da Amufron, abordou potencialidades e desafios da implantação do turismo, assim como falou sobre a Rota do Rio Uruguai.
Já Isabel Cristina Ribas, do Departamento de Turismo da AMM, destacou a organização da Rota Missões e a importância de valorizar e dar visibilidade às potencialidades locais.
Um dos principais atrativos da região missioneira, o circuito regional, Caminho das Missões Jesuítico-Guarani, foi abordado pela diretora da Agência de Turismo Caminhos das Missões, Marta Benatti.
O turismo rural e as oportunidades do cultivo de oliveiras, por sua vez, receberam ênfase na fala do Professor Júnio Milanesi da Faculdade de Santo Ângelo (FASA).
A programação foi transmitida pelo canal da Emater/RS no Youtube e pode ser conferida AQUI (manhã) e AQUI (tarde).