A Orientação, ou Corrida de Orientação, é um esporte no qual os competidores navegam de forma independente pelo terreno, auxiliados somente por mapa e bússola. O objetivo é passar, no menor tempo possível, uma série de pontos de controle marcados no trajeto. Detalhe importante: o mapa com o percurso, definido pela localização dos pontos de controle, é revelado aos competidores apenas no momento da largada.
Trata-se de uma moderna modalidade desportiva que usa a própria natureza como campo de jogo, com os percursos podendo ser em campos, florestas ou mesmo em áreas urbanas. Além de desafiar os participantes a utilizar habilidades cognitivas, também proporciona benefícios significativos à saúde física e mental.
O sargento do Exército Douglas da Silva Schmitz, morador de Salvador das Missões, é um atleta de orientação há mais de 10 anos.
Apaixonado pela modalidade, Douglas colecionou importantes conquistas em 2024. Líder do ranking nacional, ele sagrou-se campeão brasileiro e sul-americano. Foi ainda vice-campeão do campeonato das Forças Armadas, campeão da Copa Sul e participou do Campeonato Mundial Militar.
O militar está com a agenda cheia para 2025, com participações previstas no Campeonato Brasileiro, em Goiás; no Campeonato das Forças Armadas, no Rio Grande do Sul; na Copa Sul, em Santa Catarina; no Campeonato Mundial, na Finlândia; e ainda no World Games, na China.
Entusiasta da orientação, Douglas quer tornar mais conhecido o seu esporte, para que mais pessoas passem a praticar e desfrutar dos benefícios proporcionados por esse esporte.